Epidemio

Páginas: 3 (551 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INTRODUÇÃO


A lactose é um açúcar natural que, apesar de estar presente em pequena quantidade no leite, contribui para o sabor levemente adocicado desse alimento. Do ponto de vista nutricional,além de ter a função de fornecer energia para as células, a lactose atua favoravelmente na absorção e utilização intestinal do cálcio presente no leite; age em sinergia com o cálcio, melhorando a suafixação. Estudos científicos indicam que o conjunto nutricional do leite é melhor do que as propriedades de cada nutriente nele contido, se consideradas isoladamente. Caso o cálcio e a lactose sejamingeridos separadamente, o primeiro tende a ter sua absorção diminuída; a segunda é digerida no intestino delgado pela enzima lactase. Alguns indivíduos têm deficiência dela no organismo e, por isso, nãoconseguem digerir adequadamente o leite e seus derivados. 

O problema - denominado intolerância a lactose - faz com que a substância não digerida chegue ao intestino grosso, onde é fermentada pelamicroflora intestinal, podendo provocar formação de gases, dores abdominais e, em alguns casos, diarreia. É importante mencionar que não há indício científico mostrando que a lactose causa qualquerproblema à saúde, exceto nos casos dos intolerantes. Ainda, o diagnóstico de intolerância à lactose somente pode ser feito por médicos depois da realização de exames específicos.

Segundo especialistas,má absorção ou má digestão de lactose é a diminuição na capacidade de hidrolisar a lactose, que é resultante da hipolactasia. "A hipolactasia significa diminuição da atividade de enzima lactase namucosa do intestino delgado, também denominada recentemente de lactase não persistente", diz Rejane Mattar, médica assistente doutora do serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas daFaculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

O aparecimento de sintomas abdominais por má absorção de lactose caracteriza a intolerância à lactose.Alguns autores também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epidemio
  • epidemio
  • epidemio
  • Epidemio
  • Epidemio
  • Epidemio
  • EPIDEMIO
  • epidemio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!