Epidemeologia MariaStoffel

2060 palavras 9 páginas
Índice

INTRODUÇÃO 1
CONSIDERAÇÕES GERAIS 2
DEFINIÇÕES DA EPIDEMIOLOGIA ATRAVÉS DO TEMPO 2
DEFINIÇÕES DE EPIDEMIOLOGIA 3
PERSPECTIVAS HISTÓRICAS: 3
Evolução da epidemiologia até o século XIX 3
Século XIX 5
A primeira metade do século XX 7
A abordagem ecológica 7
PILARES DA EPIDEMIOLOGIA ATUAL 8
APLICAÇÕE DA EPIDEMIOLOGIA 8
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO

No âmbito da avaliação contínua para a unidade curricular de Epidemiologia inserida no plano de estudos da Licenciatura em Gestão e Administração de Serviços de Saúde da Escola Superior de Gestão de Tomar foi-me sugerido a realização de um trabalho com base no plano de estudos desta unidade curricular.
O tema escolhido foi a Evolução Histórica da Epidemiologia.
O objetivo deste trabalho consiste em fazer uma reflexão histórica da evolução da epidemiologia ao longo dos tempos.
Em primeiro lugar far-se-á a abordagem de algumas considerações gerais sobre a epidemiologia e a sua definição, direcionando-me posteriormente para o estudo relativo a evolução epidemiologia ao longo dos tempos.

CONSIDERAÇÕES GERAIS
• Epidemia é um termo antigo que aparece nos escritos desde o tempo da Grécia clássica e a referência mais remota à palavra “epidemiologia” é de um texto espanhol sobre a peste, do século XVI.
Há também, registros, de uma Sociedade de Epidemiologia, fundada em Londres, em 1850.
A partir desta época, as investigações etiológicas sobre as doenças transmissíveis tomaram um grande impulso e geraram um amplo conhecimento científico, assim a denominação “epidemiologia” passou a constar em capítulos de livros de higiene.
Porém, o “status” de disciplina científica só foi lançado na metade do século XX, data do aparecimento dos primeiros livros-texto, detalhando conceitos e métodos, exclusivamente dedicados aos assuntos.
Etimologicamente, “epidemiologia” (epi= sobre; demo= população; logos= tratado) significa o estudo que afeta a população.
O conceito original da epidemiologia, que se

Relacionados