Epicurismo e o Auto Conhecimento

Páginas: 4 (810 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
1- INTRODUÇÃO Tendo em atenção à importância de Epicuro para o Auto-Conhecimento, e o seu desenvolvimento na sociedade iremos abordar a compreensão do eu, ou seja, só o teremos se soubermos separarnossos defeitos das qualidades, a eliminação de crenças, medos, invejas, etc., para que se conseguisse um entendimento capaz de ajudar a se possuir uma vida mais prazerosa, dando importância apenaspara aquilo que nos faça bem. Epicuro aproveita-se da ideia de que o ser humano deve buscar uma vida com prazer, para que assim, tenha uma vida feliz.

2- DESENVOLVIMENTO

“Epicurismo e oAuto-Conhecimento”
Para Epicuro o auto-conhecimento só ocorreria se conhecesse verdadeiramente o “EU”, onde as pessoas teriam que aprender a dominar as emoções, como por exemplo, sabendo quais são suasqualidades para que continue as aperfeiçoando e seus defeitos para conseguir superá-los.
O auto-conhecimento seria necessariamente controlar (dominar), por exemplo, as paixões em excesso, o medo, o apego, acobiça, a inveja, etc¹. Era preciso eliminar as crenças religiosas que ocasionaria a liberação da alma, o “abrindo” para novos interesses e aprendizados. A morte teria que deixar de ser um medo esofrimento, pois a mesma é somente, a privação das sensações (ou seja, quando você está, a morte não está, e quando a morte estiver você não estará mais). Devemos compreender a distinção dos nossosdesejos: aqueles que são desejos naturais e aqueles que são inúteis.
Se aprendermos a controlar as emoções, ou seja, “comandar a si mesmo”, teremos uma independência emocional, chamada autarquia. Umaoutra, ataraxia², que seria um estado mental, caracterizado pela ausência de preocupação, de dor, acompanhada de lucidez e tranquilidade (não é possível por exemplo, evitar a dor, mas como se está nocontrole, tem se condições emocionais maduras o suficiente para se controlar, fazendo com que a dor ou sofrimento diminua), que também pode ser chamada de imperturbabilidade da alma.
É impossível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auto conhecimento
  • auto conhecimento
  • Auto Conhecimento
  • Auto conhecimento
  • Auto conhecimento
  • auto conhecimento
  • Trabalho de auto conhecimento
  • trabalho de auto conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!