EPICURISMO,ESTOICISMO, Cinismoe Pirronismo

1506 palavras 7 páginas
EPICURISMO

Doutrina filosófica fundada por Epicuro em Atenas por volta do ano 307 a. C. eque durou até ao século V d. C., tendo sido retomada no século XVI porGassendi, entre outros. Epicuro nasceu em Samos em 341 e morreu em Atenasem 271 a. C. Nas suas viagens foi formando um grupo de amigos e discípulos,entre os quais propagava as suas doutrinas, sobretudo em Mitilene e Lâmpsaco,fixando-se depois em Atenas.
O epicurismo estava sobretudo preocupado com avivência prática - a vida comunitária e a prática da virtude -, mais do que coma justificação teórica, tratava de seguir dogmaticamente as posiçõesfundamentais do seu primeiro mestre no que diz respeito à ética, à gnosiologia,à física e à cosmologia.O ponto central em torno do qual todos os outros seordenam é a ética; neste âmbito Epicuro defendia que o homem deve procurar afelicidade e que a encontra em duas formas de prazer: o perene e o que estásujeito a alteração.
O prazer é o equivalente à ausência de dor, sendo,portanto, esse o objetivo supremo do homem. A dor física é a mais fácil deeliminar, pois normalmente, pensava Epicuro, tem pouca duração; já a dor moralou espiritual é mais difícil de dominar, pois está enraizada no homem e nemsempre se lhe conhecem as causas. É aqui que entra a sua teoria doconhecimento, pois para conhecer as causas do sofrimento moral ou espiritualhá que procurar a verdade e deixar para trás as opiniões falsas. É neste sentidoque Epicuro procura explicar que as perceções, materiais ou espirituais, sãosempre verdadeiras, o juizo que formamos acerca delas é que pode não ser.
A busca da felicidade culminaria num estado tal que o homem se tornaria livre,independente das sujeições ao mundo, aos seus sofrimentos e, sobretudo, aosmedos que o dominam irracionalmente, como seja o medo à morte.
Quanto à sua cosmologia e à sua física, defende, no fundamental, o atomismomaterialista de Demócrito, o qual teria conhecido através de Nausífanes: tudo écomposto por átomos, inclusivamente a

Relacionados