Epi iequipamentos de proteção individual

5887 palavras 24 páginas
iEQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

1. Introdução:
Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Nos últimos anos o setor industrial nacional vem apresentando considerável redução nos índices de acidentes e óbitos de operários no ambiente de trabalho. Tal feito deve-se, em grande parte, à intensificação no uso e certificação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), à maior conscientização dos agentes envolvidos, à fiscalização mais eficiente, bem como à confecção de Normas Regulamentadoras (NR) mais atualizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como a NR-6 e NR-18, dentre outras.
É inerente a qualquer profissão o uso de dispositivos e o desenvolvimento de estudos que melhorem a qualidade de vida no trabalho. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) têm a finalidade de proteger o trabalhador dos riscos a sua saúde e segurança individual, gerados por agentes agressores que, muitas vezes, não podem ser eliminados do seu ambiente de trabalho.
Os EPI destinam-se à proteção de diferentes partes do corpo do operário, incluindo olhos, face, cabeça, mãos, pés e ouvidos.
Segundo BRASIL (1997), a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente aos seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidente do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
Para MENEZES (2003), a simples oferta dos EPI não previne os acidentes de trabalho. É preciso que o trabalhador seja treinado para usá-los e que eles ofereçam conforto, para que não sejam rejeitados e até mesmo para que não se tornem por si mesmos causadores de outros males.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que

Relacionados