Epi iequipamentos de proteção individual

Páginas: 24 (5887 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
iEQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

1. Introdução:
Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Nos últimos anos o setor industrial nacional vem apresentando considerável redução nos índices de acidentes e óbitos de operários noambiente de trabalho. Tal feito deve-se, em grande parte, à intensificação no uso e certificação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), à maior conscientização dos agentes envolvidos, à fiscalização mais eficiente, bem como à confecção de Normas Regulamentadoras (NR) mais atualizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como a NR-6 e NR-18, dentre outras.
É inerente a qualquerprofissão o uso de dispositivos e o desenvolvimento de estudos que melhorem a qualidade de vida no trabalho. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) têm a finalidade de proteger o trabalhador dos riscos a sua saúde e segurança individual, gerados por agentes agressores que, muitas vezes, não podem ser eliminados do seu ambiente de trabalho.
Os EPI destinam-se à proteção de diferentes partes do corpodo operário, incluindo olhos, face, cabeça, mãos, pés e ouvidos.
Segundo BRASIL (1997), a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente aos seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidente do trabalho e/ou de doençasprofissionais e do trabalho.
Para MENEZES (2003), a simples oferta dos EPI não previne os acidentes de trabalho. É preciso que o trabalhador seja treinado para usá-los e que eles ofereçam conforto, para que não sejam rejeitados e até mesmo para que não se tornem por si mesmos causadores de outros males.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas quepermitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço daempresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
 
Consideram-se, também, como acidente do trabalho:
* A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
* Acidente típico, que ocorre pelo exercício dotrabalho a serviço da empresa;
* Acidente de trajeto, que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho ou desse para aquele, considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.

O prejuízo material decorrente do acidente de trabalho se caracteriza pela diminuição das possibilidades em obter os mesmos rendimentos por meio da forçade trabalho de que dispunha o empregado antes do fato ocorrido.
Essa redução diz respeito à profissão ou ofício então desenvolvidos, em que se comprova a diminuição da capacidade de trabalho por parte do empregado, consoante entendimento extraído do art. 950 do Código Civil de 2002.

2. Fatores Determinantes do Acidente de Trabalho:
O acidente do trabalho ocorre pelo exercício da função dotrabalhador em seu local de trabalho, provocando lesão física ou psicológica ou a perda temporária ou permanente da capacidade de trabalho, levando até a morte, dependendo da gravidade do acidente que ocorrem na maioria das vezes de forma imprevisível embora perceba-se antecipadamente pelas condições de trabalho, os riscos a que os empregados estão expostos, e são várias as situações em que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epi
  • Equipamento de proteção individual – epi
  • EPI
  • Epi equipamento de proteçao individual
  • Epi
  • Epi equipamento de proteção individual
  • EPI
  • Equipamento de Proteção Individual ( EPI)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!