Epi fisiterapia

Páginas: 18 (4353 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
SUMARIO

INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) 5
1.1EPI’S NA FISIOTERAPIA 5
1.1.1 Pro-pé (Sapatilha) 5
1.1.1.2 Para que serve? 6
1.1.2 Luva Descartavel 6
1.1.2.1 Para que serve? 8
1.1.2.2 Como calçar luvas? 8
1.1.3 Oculos de Proteção 11
1.1.3.1 Para que serve? 12
1.1.4 Toucas (Gorro) 12
1.1.4.1 Para que serve? 13
1.1.5 Máscaras e Respiradores 13
1.1.5.1Para que serve? 14
1.1.6 Jaleco (Avental) 15
1.1.6.1 Para que serve? 16
CAPíTULO 2 CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA 17
CAPíTULO 3 NORMA REGULAMENTADORA 6 18
CAPíTULO 4 A IMPORTANCIA DO USO CORRETO DOS EPI’S 19
CAPíTULO 5 CONCLUSÃO 21






INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as especificações dos Equipamentos de Proteção Individual, como os profissionais na área da saúde, maisespecificadamente na Fisioterapia devem utiliza-los e em quais ocasiões.
São objetivos desse trabalho mostrar a importância e o dever de todos os profissionais mediante a sua saúde e a dos seus pacientes, para que alguma irregularidade não prejudique ainda mais ambos os lados.
Está organizado em alguns tópicos mais importantes, nos quais estão abordados não só os assuntos dos EPI’s mas também desdecomo os mesmos surgem, os deveres dos fabricantes e a forma de como o mesmo é fiscalizado.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas atuais, sobre leis em alguns estados brasileiros de como o método de utilização dos mesmos interferem na obrigação do profissional.



























CAPÍTULO 1 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃOINDIVIDUAL (EPI)

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

1.1EPI’S NA FISIOTERAPIA
1.1.1 Pro-pé (Sapatilha)

É produzida em TNT (Tecido Não Tecido). Deve sempre ser utilizada por cima do calçado, nunca só com meia ou em pésdescalços. Seu tamanho é único e tem como caracteristica um formato confortavel e anatomico.



Existe uma máquina que facilita a hora de poder colocar o pro-pe.


1.1.1.2 Para que serve?

É utilizado com a funçao de impedir que pacientes, funcionários ou acompanhantes levem microorganismos para os ambientes hospitalares como: centros cirúrgicos, quartos hospitalares e salas deesterilização.
Sendo tambem uma proteção para os profissionais, para evitar contaminaçõs atraves de fluidos corporais.

1.1.2 Luva Descartavel

As luvas descartaveis são de único uso. Existe alguns tipos diferentes de luvas descartaveis que podem ser utilizadas por profissionais que trabalham com limpeza, na area da saude entre outas profissoes.
São produzidas por varios materiais diferentes, como comolátex, nitrila e vinil.


Latex


Vinil


Nitrila

As luvas são produzidas em diversos tamanhos, indo no numero 5,5 (mãos pequenas) ao numero 9,0 (mãos grandes).
Possue uma pequena quantidade de talco no seu interior. Essa caracteristica facilita calçar com as mãos suadas. Ma algumas pessoas apresentam reaçoes alergicas a esse produto
Dentre a variedade de luvas as mais usuais sãoluvas de procedimento (latex) e luvas cirúrgicas

1.1.2.1 Para que serve?

O uso das luvas tem como função evitar que exista contato direto com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções (exceto suor), membranas mucosas, pele não íntegra e durante a manipulação de artigos contaminados, para minimizar que microorganismos das nossas mãos sejam transmitidos durante algum procedimente, tantodo profissional pra o paciente, ou vice-versa.
Para não ocorrer contaminação na hora de tirar as luvas o profissional deve retira-la pelo avesso, para tocar apenas na superficie externa e que não esta contaminada, e logo em seguida descartar de forma adequada.
Durante o manuzeio com o paciente a luva pode vir a sofrer danos (furos, rasgos), por isso é necessario resaltar que uso das luvas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EPI
  • EPI
  • EPI
  • Fisiterapia pediatrica
  • EPI
  • EPI
  • epi
  • EPI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!