EPEDEMIOLOGIA

1216 palavras 5 páginas
PROFESSOR: Carolinne Kilcia
DISCIPLINA: Epidemiologia
TURNO: Noite
SÉRIE: 6° período

Resumo: Desenvolvimento histórico-epistemológico da
Epidemiologia e do conceito de risco

Ana Paula Castro

TERESINA NOVEMBRO - PI 2014

Desenvolvimento histórico-epistemológico da
Epidemiologia e do conceito de risco

É sabido que o interesse no reconhecimento, em escala populacional, das desigualdades no adoecer humano emergiu no final do século XVIII e início do XIX, tornando-se potente instrumento da construção das sociedades modernas. Foi com base nesses saberes, ainda identificado como Higiene Social ou Pública, que a Epidemiologia iniciou seu processo de conformação científica. A epidemiologia, que buscava identificar exaustivamente os determinantes externos do adoecimento, integrando-os nas totalidades sintéticas designadas como meio.
O objetivo do presente artigo é recuperar as principais etapas históricas desse processo, demonstrando como, pela formalização do conceito de risco, o caráter probabilístico passou a instruir o raciocínio causal em epidemiologia, com repercussões nas ciências biomédicas em geral.
Com tal denominação quer-se apontar, em primeiro lugar, a escolha do desenvolvimento dos conceitos como o fio condutor da narrativa histórica que sustenta o estudo. Sob essa perspectiva, os conceitos atuais de uma ciência são entendidos como ponto de maior desenvolvimento de uma racionalidade aplicada, cuja construção busca-se recuperar desde suas primeiras manifestações específicas no chamado método da recorrência. Em segundo lugar, quer-se assinalar uma concepção de racionalidade que a toma como expressão de uma ação comunicativa. A construção dos conceitos é entendida, nesse sentido, como uma prática discursiva, isto é, como a produção de proferimentos que aspiram à expressão de juízos intersubjetivamente válidos sobre determinada esfera da realidade. Em terceiro lugar, quer-se também apontar que o exame de um

Relacionados

  • Epidemiologia
    775 palavras | 4 páginas
  • Depressao
    3327 palavras | 14 páginas