Epectrometria de absorção em chama

1463 palavras 6 páginas
ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA EM CHAMA

Método de doseamento de elementos em solução, que se baseia no fato de os átomos dos diferentes elementos absorverem energia em comprimentos de onda característicos, e de essa observância, ser proporcional destes átomos em solução.
TÉCNICA ABRANGENTE
É uma técnica abrangente, pois permite análise de aproximadamente setenta elementos metálicos e não metálicos em amostras biológicas, clínicas ambientais da indústria metalúrgica, cerâmicas e de alimentos. As concentrações analisadas podem variar de percentual a parte por milhão.
A espectrometria de absorção em chama é baseada na propriedade que os átomos possuem de absorver em energia, quando estão no estado fundamental ou não excitados. Durante análise da amostra, ocorre um processo com etapas definidas que levam o elemento de interesse ao estado fundamental, de forma que ele possa absorver energia radiante características emitida pela lâmpada de cátodo oco, constituída pelo próprio elemento de interesse.

PROCESSOS, ANÁLISE HIPÓTETICA DO ELEMENTO MX: ELEMENTO DE INTERESSE NA QUANTIFICAÇÃO “M”.

NEBULIZAÇÃO
Nesta etapa, a amostra quimicamente tratada para solubilização do elemento de interesse M+X- SOLUÇÃO, é sugada por um tubo capilar que a conduz a uma câmara onde ocorre a nebulização, ou seja, a formação de micro gotas da solução que contem o elemento a ser analisado, ou seja, M+X (névoa).
VAPORIZAÇÃO
Dentro do nebulizador, micro gotas são arrastadas pela mistura que contém os gases utilizados na queima da amostra, que pode ser a mistura de acetileno/ar ou acetileno/oxido nitroso até o queimador. No queimador pela ação do calor da chama, a evaporação do solvente utilizado na solubilização da amostra e consequente formação de micro partículas solidam os íons M+ e - X unem se novamente formando o composto MX no estado sólido que posteriormente converte se em MX gasoso.

DISSOCIAÇÃO
Em uma terceira etapa, ainda por influência do calor da

Relacionados