epectrofotometria

2444 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Escola de Veterinária e Zootecnia
Graduação em Medicina Veterinária
Disciplina de Biofísica

Relatório de Biofísica
Modulo lll

RESUMO

Neste trabalho será apresentado o resultado das leituras de várias amostras em espectrofotômetro eletrônico durante aula prática. Foi utilizado o composto de Azul de Bromofenol para dosagem da substância bruta e variação de suas diluições em um cronograma pré estabelecido.
Palavras chaves: Espectrofotometria, transmitância e absorbância.

INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e fisico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Este é, indubitavelmente, o método mais exato para a determinação da concentração de substâncias em solução. Um espectrofotômetro pode ser considerado como um fotômetro fotoelétrico de filtro refinado que permite o uso de faixas de luz aproximadamente monocromáticas continuamente variáveis. As partes essenciais de um espectrofotômetro são uma fonte de energia radiante (luz), um monocromador, um dispositivo para o isolamento de luz monocromática, mais exatamente, faixas estreitas de energia radiante da fonte de luz, células de vidro ou de sílica feixes de energia radiante que passam através do solvente ou da solução.

A variação da cor de um sistema, com a modificação da concentração de certo componente, constitui a base do que os químicos denominam análise colorimétrica. A cor é provocada pela formação de um composto corado, resultante da adição de um reagente apropriado, ou pode ser intrínseca ao constituinte analisado. A intensidade da cor pode ser comparada com a que se obtém pelo tratamento idêntico de uma quantidade conhecida da substância.

Relacionados

  • dioxido de titaneo
    6981 palavras | 28 páginas