EOSB-FGV

1263 palavras 6 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4
Fórum: 5.2.2
Título: Benefícios e Prejuízos das filas nos bancos.
Aluno: Kessia Suyane Mançano Pessanha
Disciplina: EOSB
Turma: BB3
Introdução
Em alguns empreendimentos a demanda pode variar muito de acordo com a sazonalidade anual ou mensal. No caso dos bancos, a demanda cresce especificamente nos primeiros e últimos dias do mês, conforme datas de pagamentos de empresas, Previdência Social, etc.

Por isso, deve haver planejamento em relação à demanda durante estes dias do mês, em que as filas ficam gigantescas e a população indignada perante o descaso de muitas instituições.

* Embora a demanda represente um movimento externo à empresa, para o qual contribuem diversos fatores culturais, econômicos, climáticos, entre outros, é possível desenvolver estratégias para esse controle.

Uma dessas estratégias possíveis é a previsão, que deve ser mais precisa possível, sempre apresentando uma indicação de margem de erro. Na técnica do amaciamento exponencial, por exemplo, a demanda do período seguinte deve ser projetada com base na demanda real do período atual e também na previsão realizada anteriormente para esse período. Isso significa que além das demandas, as metas deveriam ser calculadas com base em resultados reais e previsões anteriores.

Com metas mais flexíveis, o atendimento durante os períodos de maior demanda deveria ser menos complexo e mais eficiente, o que sem dúvidas diminuiria as filas de clientes e o caos que se instala nas agências bancárias durante os primeiros dias do mês.

Consequências negativas

A imagem do banco fica comprometida a partir das reclamações dos clientes, pois a propaganda boca a boca é a mais eficaz de todas;

Os funcionários se sentem pressionados e muitas vezes são quem mais se sacrificam, sendo “castigados” pelos clientes que acabam direcionando suas frustrações aos primeiros representantes da empresa;

Os custos com o não atendimento ao cliente, que muitas

Relacionados