EORIA DO CONFLITO E OS MECANISMOS AUTOCOMPOSITIVOS.

1725 palavras 7 páginas
TEORIA DO CONFLITO E OS MECANISMOS AUTOCOMPOSITIVOS.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO.
PROCEDIMENTOS, POSTURAS, CONDUTAS E MECANISMOS APTOS A OBTER A SOLUÇÃO CONCILIADA DOS CONFLITOS.

Teoria do conflito.
Conflito embate de forças antagônicas que disputam um determinado objetivo. É o choque de interesses contrários.
Conflito é fato inerente ao convívio social, é importante na evolução do indivíduo e da sociedade, propicia o reconhecimento de diferenças relevantes e o florescimento de novas ideias.
O conflito se tornou cada vez mais complexo devido ao progresso sofrido pelas sociedades modernas. O crescimento das exigências das habilidades profissionais, a escassez e o encarecimento de recursos naturais e a aceleração do ritmo de vida são alguns fatores contemporâneos que levam os indivíduos a entrar em conflito na defesa de seus próprios interesses e de seu grupo(família,igreja,classe etc).
Esse choque de forças surge na medida em que ocorre uma mudança capaz de provocar a alteração de posições e interesses dos atores sociais. Embora nem toda mudança seja capaz de provocar um conflito, é a sucessão de fatos no tempo que provoca o deslocamento de direitos e, portanto , originam potencialmente uma atitude do indivíduo que o leve a preservar ou a invocar o bem disputado.
Em razão de uma necessidade social e psicológica do ser humano em viver conforme relativa estabilidade de relações, o conflito é uma situação que obsta o pleno convívio humano, devendo ser administrado ou resolvido.
Para tanto, duas providências são necessárias: a identificação e a compreensão do conflito. A identificação se presta a delimitar o problema principal envolvido, enquanto a compreensão é necessária para esclarecer os objetos litigados.
2-Extensão do conflito
Quanto a este ponto pode-se classifica-lo como:
a) Interpessoal (entre duas pessoas);
b) Grupal (entre pequenos grupos)
c) Social (entre grandes destacamentos da sociedade)
Para o direito interessa o conflito

Relacionados

  • Psicologia aplicada ao direito
    9896 palavras | 40 páginas