Eolica

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Energia EolicaEnergia Eólica é a transformação da energia do vento em energia utilizável
Esse tipo de energia tem sido utilizada a milhares de anos, movendo barcos a vela e em moinhos.
Como funciona
1° A força do vento gira as 3 pás que propulsionam um rotor. Este se conecta com o eixo principal que move um gerador
2° Dentro da turbina há um multiplicador de velocidade que gira o rotor a1.500 giros por minuto. Isso permite que o gerador produza eletricidade
3° A eletricidade é enviada por cabos que descem pelo interior da torre e se conectam com uma rede de energia.
Surgimento
Os primeiros moinhos surgiram na Pérsia, tornou-se comum também no Oriente Médio e na Ásia Central, chegando mais tarde na China e Índia.
Nos moinhos a energia eólica era transformada em energiamecânica, que era utilizada para moer grãos que eram transformados em farinha, bombear agua e na drenagem de terras alagadas para cultivo e produção.
O engenheiro escocês James Blyth em Julho de 1887, construiu uma turbina com pás de tecido e usou a eletricidade produzida para carregar os acumuladores que usava para iluminar sua casa.
O inventor norte-americano Charles Francis Brush produziueletricidade através de um gerador alimentando a energia eólica, que fornecia eletricidade à sua residência e laboratório.
Na década de 1920, algumas empresas começaram a fabricar aero geradores elétricos de 1-3 quilowatts, eles tiveram uma grande aceitação nas regiões rurais. Porem com a instalação de redes elétricas publicas em meados de 1940, e a necessidade de mais energia devido os aparelhos maismodernos, esses geradores se tornaram obsoletos, a partir de então engenheiros foram adaptando e melhorado esse geradores.
Até que em 1975 o Departamento de energia dos Estados unidos financiou um projeto de desenvolvimento de turbinas eólicas administrada pela NASA para serem incorporadas a na rede de distribuição. Essas turbinas abriram caminho para grande parte da tecnologia que é usada hoje.A partir de então as turbinas tem aumentado significativamente de tamanho.
Pontos positivos
Por ser renovável a energia eólica pode ser considerada uma das maiores fontes de energia natural distribuída globalmente, e se for utilizada para substituir fontes de combustível fósseis, auxilia na redução do efeito estufa, além disso não gera resíduos nas fazendas eólicas.
A energia eólica nãoconsome agua, que é um bem cada vez mais escasso, além disso, as turbinas eólicas podem ser usadas tanto em conexão com redes elétricas, como em lugares isolados.
As turbinas modernas são projetadas para funcionar por 130 mil horas de operação, o que resulta em uma vida útil em torno de vinte anos. As experiências internacionais têm mostrado que o custo de manutenção é geralmente muito baixo paraturbinas novas e aumenta um pouco com o tempo de funcionamento das mesmas. Para máquinas novas, estima-se um custo anual entre 1,5 a 2% do investimento, enquanto as turbinas com mais idade apresentam um custo em torno de 3% ao ano do investimento.
Pontos negativos
No entanto apesar de todos os pontos positivos, ela ainda não é uma fonte de energia confiável, pois os ventos costumam ser aproveitadossomente uma parte do ano, por isso por enquanto deve ser uma alternativa complementar e não substitutiva, deve - se ter o cuidados para evitar a instalação em corredores de migração de aves, além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual.
Estrutura
A torre tem em media 100 a 120 metros de altura e as pás cerca de 60 a 75 metros de comprimento. A maior produtora de pás eólicas, aTecsis, fica em Sorocaba (SP), a mais de 100 quilômetros do Porto de Santos.
Brasil
O Brasil possui grande potencial em energia eólica. Segundo Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, publicado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobras, o território brasileiro tem capacidade para gerar até 300 gigawatts, mas atualmente a capacidade instalada é de 4.5 GW, o que representa menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eólica
  • Eolica
  • EOLICA
  • eolica
  • Eólica
  • eólicas
  • Eolica
  • Eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!