Enzimas E L Quidos I Nicos Artigo

Páginas: 10 (2341 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
ENZIMAS E LÍQUIDOS IÔNICOS: UMA COMBINAÇÃO PROMISSORA PARA UM BIODIESEL LIMPO

1. INTRODUÇÃO
Com o aumento crescente da população mundial e, em consequência, das necessidades de transporte, a queima de combustíveis fósseis aumentou significativamente a emissão de gases poluentes, que são responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta, desgelo das calotas polares, entre outrasconsequências.
Uma das soluções para enfrentar a crise energética mundial, com grande aceitabilidade, é o desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Um exemplo atual é a utilização do bicombustível (biodiesel) como substituto do diesel, hoje, parcialmente, mas com perspectiva de substituição total. Os óleos vegetais são extremamente eficientes em processos de combustão.
Entre os biocombustíveis utilizadosatualmente, destacam-se o etanol e o biodiesel. Por possuir características extremamente atrativas, o biodiesel é, sem dúvida, uma alternativa como substituto do diesel mineral. Algumas destas características são:
É obtido a partir matérias-primas renováveis;
Sua combustão gera menos hidrocarbonetos, monóxido de carbono e policíclicos aromáticos do que o diesel, além de não produzir dióxido deenxofre;
Por ser menos viscoso que o óleo diesel, proporciona maior lubricidade do motor, desgastando menos suas partes;
Maior eficiência de queima e diminuição significativa de resíduos nas partes internas do motor;
Estudos de ciclo de vida mostram que o biodiesel gera mais de três vezes a energia necessária do que para sua produção, além de proporcionar um saldo negativo de dióxido de carbono,porque sua biossíntese nas plantas fixa CO2.
Entretanto, pelo fato de ser uma tecnologia atual e em fase de implementação, a produção do biodiesel ainda apresenta inúmeros problemas tecnológicos. A própria síntese do biodiesel exemplifica esses problemas. O biodiesel produzido no Brasil é sintetizado principalmente através da reação de transesterificação entre óleos vegetais e monoalcoóis (metanol ouetanol) em reações catalisadas por uma base ou um ácido. O processo que utiliza catálise ácida requer considerável excesso de álcool para obtenção do produto em alto rendimento e a catálise básica favorece reações de saponificação, o que dificulta a purificação dos ésteres formados.
Com o objetivo de se minimizar tantos e diversos problemas tecnológicos associados à síntese de biodiesel, métodosalternativos como o da catálise bifásica (heterogênea), uso de bases orgânicas e mesmo a utilização de diferentes enzimas foram testados ao longo dos anos. Sendo assim, neste artigo, foi abordada a utilização de lípases suportadas em líquidos iônicos como meio de síntese do biodiesel, pelo fato de ser um dos sistemas mais promissores no que diz respeito à facilidade de manuseio do catalisador, aobediência aos princípios da química verde e a diversas outras vantagens.

2. ENZIMAS E A CLASSE DAS LIPASES
Enzimas são proteínas capazes catalisar reações biológicas para viabilizar a manutenção e desenvolvimento de células. As proteínas são formadas por ligações peptídicas entre aminoácidos, e as cadeias podem conter centenas ou até milhares deles.
A descoberta de que as enzimas podem catalisarreações em ambientes diferentes daqueles nos quais elas foram originalmente produzidas, permitiu o desenvolvimento de novos meios de síntese de moléculas cuja produção com catalisadores químicos era muito difícil, ou até inviável. Atualmente, vários processos industriais empregam enzimas em diferentes meios, inclusive na presença de solventes orgânicos.
Uma das principais vantagens na utilizaçãode enzimas como catalisadores é a seletividade observada nas reações, que ocorre devido à capacidade de reconhecer a estrutura de moléculas. Outra vantagem é que a maioria das enzimas apresenta bom desempenho em condições suaves de temperatura e pressão, demandando baixo consumo de energia quando comparado a outros processos. Além disso, os processos enzimáticos atendem ao grande apelo ambiental...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 14 Artigo sobre L quidos I nicos
  • Densidade de um l quido
  • Torre De L Quidos
  • L Quidos Corporais Serosos
  • L QUIDO SINOVIAL
  • Livro Amor L Quido
  • Densidade Dos L Quidos
  • L Quidos Corporais Seminario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!