envlhecimento

3417 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO
Com a regulamentação do SUS, o Brasil organiza-se para responder às crescentes demandas de sua população que envelhece. Cria se então Política Nacional do Idoso que assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirmando o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS. Em 1999, o governo anuncia a Política Nacional de Saúde do Idoso. Essa política assume que o principal problema que pode afetar o idoso é a perda de sua capacidade funcional, isto é, a perda das habilidades físicas e mentais necessárias para realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária. Sendo proposta a organização e a implantação de Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso, tendo como base as condições de gestão e a divisão de responsabilidades definida pela Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS).

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Política Nacional de Saúde do Idoso determina que os órgãos e entidades do Ministério da Saúde relacionados ao tema promovam a elaboração ou a readequação de planos, projetos e atividades, na conformidade das diretrizes e responsabilidades nela estabelecidas. Essa política assume que o principal problema que pode afetar o idoso é a perda de sua capacidade funcional, isto é, a perda das habilidades físicas e mentais necessárias para realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária.
Em 2002, é proposta a organização e a implantação de Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso, tendo como base as condições de gestão e a divisão de responsabilidades definida pela Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS). Como parte de operacionalização das redes, são criadas as normas para cadastramento de Centros de Referência em Atenção à Saúde do Idoso. Em 2003, o Congresso Nacional aprova o Estatuto do Idoso, sendo especificado no Capítulo IV sobre o papel do SUS na garantia da atenção à saúde

Relacionados

  • teorias do envlhecimento
    413 palavras | 2 páginas
  • projeto pronto
    2244 palavras | 9 páginas