Enviando Lista De Exercicios Transcal 2

3996 palavras 16 páginas
1

LISTA DE EXERCÍCIOS DE
FENÔMENOS DE TRANSPORTES –
TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Prof. Carlos Boabaid Neto
Prof. Jesué Graciliano da Silva
Prof. Samuel Luna de Abreu

2

1. INTRODUÇÃO
1.1. Conceitue taxa de transferência de calor.
1.2. O que é condução do calor?
1.3. O que é convecção do calor?
1.4. O que é radiação do calor?
1.5. Qual o mecanismo dominante de transmissão de calor nos sólidos?
1.6. Qual o mecanismo dominante de transmissão de calor nos fluidos?
1.7. Existe mecanismo de transmissão de calor que ocorra no vácuo? Se afirmativo, qual seria ele?
2. CONDUÇÃO
2.1. Uma taxa de transferência de calor de 3 kW atravessa uma seção de um material de isolamento, com uma área transversal de 10 m² e espessura de 2,5 cm. Se a superfície mais quente está a uma temperatura de 415 °C e a condutividade térmica do material isolante é de 0,2 W/m.K, qual é a temperatura da superfície mais fria?
2.2. As temperaturas interna e externa em um vidro de janela, de 5 mm de espessura, são 24
°C e 38 °C respectivamente. Qual a taxa de transferência de calor através de uma janela de 1 m por 3 m? A condutividade térmica do vidro é de 1,4 W/m.K
2.3. Uma câmara frigorífica possui 8m de comprimento por 4m de largura e 3m de altura. O fundo da câmara é apoiado sobre o solo e pode ser assumido como perfeitamente isolado. Qual é a espessura mínima de espuma de uretano (k = 0,026 W/m.K) que deve ser aplicada às superfícies do topo e dos lados do compartimento para garantir um ganho de calor menor que 500 W, quando as temperaturas interna e externa são respectivamente -10 °C e 35 °C? Desconsidere a presença de paredes estruturais.
R: L = 0,24 m
2.4. Um vidro duplo de janela é constituído por duas placas de vidro de 7 mm de espessura, com um espaço selado cheio de ar entre elas, também com espessura de 7 mm.
Considere que o ar entre os vidros permane parado.
a) Monte o circuito elétrico equivalente e calcule a resistência térmica total do vidro. A condutividade térmica do ar estagnado (parado)

Relacionados