enviado por michelem25 michele Magalhães

1292 palavras 6 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Este trabalho visa uma reflexão sobre a história da questão social e suas expressões. Buscando realizar um paralelo com o surgimento do serviço social no Brasil e atualidade, já que a busca pelos direitos dos indivíduos de uma sociedade, se encontra em constante movimento.
A expressão “questão social”, começou a ser utilizada a partir da terceira década do século xix, ela surge para nomear o fenômeno do pauperismo. Com o crescimento da revolução industrial, se pontuava ainda mais a divisão de classes, de um lado o proletariado, detentor da mão de obra que a vendia para a sua sobrevivência, e do outro lado a burguesia, donos das indústrias que se beneficiavam de todo lucro, oferecendo aos seus empregados condições precárias de trabalho e salários que mal davam para garantir a sua sobrevivência.
A partir desse conflito de classes, nascem as primeiras manifestações populares, onde os trabalhadores almejavam melhores condições de vida.
Sendo assim, surge o serviço social que inicialmente tinha uma visão mais voltada para a caridade e filantropia. Logo em seguida o serviço social passa a compreender que essas situações vividas pelos homens, não são apenas uma incapacidade individual, mas também são um conjunto de situações que mereciam uma intervenção profissional. Desde então os problemas sociais passam a ser vistos como questão social.

DESENVOLVIMENTo
Insatisfeitos com as condições precárias de trabalho e moradia os trabalhadores começaram a se rebelar, lutando por melhores condições de vida, melhores salários, diminuição da jornada de trabalho. Nessa época a questão social era vista como caso de polícia não de política. Onde o governo fazia constante repressão aos manifestantes. O surgimento do serviço social surge da massa, da grande maioria que luta pelos seus ideais tendo “questões sociais” em comum, como afirma Iamamoto (2005 p. 135).:
È na base da produção capitalista que se produz e reproduz a questão social, onde

Relacionados