envelhecimento

Páginas: 40 (9961 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
Introdução
No âmbito da unidade curricular da disciplina de Trabalho de Intervenção Comunitária II, foi-nos proposto a realização de um trabalho de grupo tendo como vista a caracterização de uma instituição à nossa escolha, como tal, escolhemos como ponto de partida para a realização do nosso trabalho o Bairro da Esperança, situado em Beja.
No capítulo I, está presente o enquadramentoteórico, este que engloba a problemática do envelhecimento, que tem como definição a passassem do tempo, ou um processo cronológico que varia de indivíduo para indivíduo. Neste mesmo ponto, também inserimos a forma como o individuo é visto perante a sociedade, sendo que esta mesma visão leva em muitos dos casos para a problemática da exclusão social.
Os idosos perante a evolução da sociedade são umgrupo que em muitas das vezes se encontra excluído e discriminado, acabando em alguns casos por cair no esquecimento, pois para muitos indivíduos os idosos são vistos como um “estorvo”, ou seja, só servem para dar trabalho e para atrapalhar a vida de quem tem a responsabilidade sobre eles. Esta situação de marginalização, faz com que em muitos casos, o idoso tome uma postura isolada que leva àdepressão, ao sofrimento, à angústia, e à tristeza o que pode levar ao suicídio nesta faixa etária.
Numa segunda parte deste trabalho, vamos caracterizar o Bairro da Esperança, bem como o concelho em que este se insere, sendo este Beja. A população alvo deste mesmo bairro é diversificada, engloba diversas comunidades, como a etnia cigana, os toxicodependentes, os idosos em situação de isolamento, asmães solteiras, entre outros. O Centro Social Cultural e Recreativo deste bairro, tem como objectivo dar resposta às diversas áreas da intervenção social, dividindo-se deste modo pelas seguintes valências, como o centro de dia/ centro de convívio; cozinha/refeitório/ bar; lavandaria/higiene e tratamento de roupas; balneários públicos; observatório social; creche; carrossel da criança; ATL de santaMaria (Centro de jovens); animação comunitária. Estas valências vão desde a primeira infância, juventude e envelhecimento, para além das mesmas, existem também serviços dirigidos a toda a população, bem como projectos implementados neste mesmo bairro, que vamos abordar neste trabalho.
































I- Enquadramento Teórico
1.Envelhecimento1.1-Conceito de envelhecimento
Entre 1960 e 2001 o fenómeno do envelhecimento demográfico traduziu-se por um decréscimo de cerca de 36% na população jovem e um incremento de 140% da população idosa. A proporção da população idosa, que representava 8,0% do total da população em 1960, mais que duplicou, passando para 16,4% em 12 de Março de 2001, data do último Recenseamento da População. Em valoresabsolutos, a população idosa aumentou quase um milhão de indivíduos, passando de 708 570, em 1960, para 1 702 120, em 2001, dos quais 715 073 homens e 987 047 mulheres (INE, 2002).
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o processo de envelhecimento inicia-se entre os 60 e 65 anos, pois é difícil datar o seu verdadeiro inicio sendo que este processo varia de indivíduo para indivíduo(existem diferentes ritmos de envelhecimento).
. O envelhecimento é considerado uma passagem de tempo, ou o processo cronológico pelo qual um indivíduo se torna mais velho.
Segundo o Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas (2004) o envelhecimento não é um problema, mas uma parte natural do ciclo de vida, sendo desejável que constitua uma oportunidade de viver de forma saudável e autónoma pormais tempo possível.
É um processo pelo qual todos os indivíduos têm que passar e faz parte do desenvolvimento humano. São consideradas as fases/estádios do Desenvolvimento Humano: a Infância, a Adolescência, a Adultez/Idade adulta e a Senescência /Terceira Idade.
Os primeiros sinais do envelhecimento dizem respeito ao aspecto físico, no aparecimento de cabelos brancos, lentidão gradual dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Envelhecimento
  • Envelhecimento
  • Envelhecimento
  • envelhecimento
  • Envelhecimento
  • Envelhecimento
  • Envelhecimento
  • ENVELHECIMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!