Envelhecimento sádio

Páginas: 7 (1537 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
ENVELHECIMENTO

SÁDIO

SUMÁRIO

* APRESENTAÇÃO

* INTRODUÇÃO

* PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

* Alimentação Saudável

* Prática Corporal/Atividade Física

* Trabalho em Grupo com Pessoas Idosas

APRESENTAÇÃO

A longevidade é, sem dúvida, um triunfo. Há, no entanto, importantes diferenças
entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida, nos outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área de saúde adequada para atender às novas demandas emergentes.
Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos,fenômeno esse nunca antes observado. Muitas pessoas idosas são acometidas por Doenças e Agravos crônicos não Transmissíveis (DANT) - estados permanentes ou de longa permanência - que requerem acompanhamento constante, pois, em razão da sua natureza, não têm cura. Essas condições crônicas tendem a se manifestar de forma expressiva na idade mais avançada e, frequentemente, estão associadas (comorbidades).Podem gerar um processo incapacitante, afetando a funcionalidade das pessoas idosas, ou seja,

dificultando ou impedindo o desempenho de suas atividades cotidianas de forma independente. Ainda que não sejam fatais, essas condições geralmente tendem a comprometer de forma significativa a qualidade de vida dos idosos. É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem asidades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada torna-se necessária alguma mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para população idosa.

INTRODUÇÃO

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte darealidade
da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento.

PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

Este capítulo apresentará subsídios para que os profissionais possam elaborar
estratégias de prevenção de doençase promoção da saúde com o objetivo de
alcançar um processo de envelhecimento mais saudável e ativo, melhorando a
qualidade de vida, em especial da população idosa.

a. Alimentação Saudável para Pessoas Idosas

Em relação à alimentação da pessoa idosa saudável, sem doenças que requeiram
cuidados alimentares específicos, uma orientação adequada pode ser trabalhada por meio dos "Dez Passospara uma Alimentação Saudável" (em anexo), aqui adaptados para a pessoa idosa. Existem outros materiais técnicos que podem dar suporte ao trabalho da equipe de saúde com relação à alimentação do idoso. São eles: o Guia Alimentar para a População Brasileira, material que traz as diretrizes da alimentação saudável e o Caderno de Atenção Básica de Obesidade, que trabalha a questão da prevenção,tratamento e acompanhamento do sobrepeso e da obesidade na atenção básica. Os profissionais da Atenção Básica/Saúde da família devem dar orientações gerais relacionadas à alimentação da pessoa idosa, em especial nas situações de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e hipercolesterolemia. Caso sejam necessárias orientações nutricionais específicas, as equipes do município que possuemnutricionista na Atenção Básica devem desenvolver um planejamento da ação conjunta.

Se o município está organizado de forma a ter o nutricionista apenas na atenção
especializada, deve, quando necessário, ser garantido ao usuário o atendimento nesse nível de atenção. Um tema importante a ser trabalhado sobre alimentação saudável é a leitura dos rótulos dos alimentos. A informação nutricional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ambiente sadio
  • Envelhecimento
  • Envelhecimento
  • Envelhecimento
  • Envelhecimento
  • envelhecimento
  • envelhecimento
  • Envelhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!