Envelhecimento cutaneo

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014





PROJETO
ENVELHECIMENTO CUTÂNEO

Márcia Costa




Orientadora: Grace Priscila Pelissari



Palmas, Outubro 2009

1 - INTRODUÇÃO

A velhice é considerada a terceira idade da vida humana, e essa terceira idade  oscila entre o fim da idade adulta média até a declaração, isto é, a confirmação da velhice. Biologicamente a velhice é a etapa da vida caracterizada pela queda deforça e degeneração do organismo. Mas há também implicações sociais e psicológicas que influenciam no desenrolar da velhice e que raramente são levados em conta (NÉRI, 1995).

Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí o alerta ao governo brasileiro para a necessidade de se criar, o maisrápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade. Ainda é grande a desinformação sobre o idoso e sobre as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social. O envelhecimento humano, na verdade, quase nunca foi estudado. Poucas escolas no país criaram cursos para auxiliar as pessoas mais velhas. Uma prova disso é que até um tempo atrás, o médico que quisessese especializar em geriatria precisava estudar na Europa (IBGE, 2000).
Estatísticas demográficas:
Hoje 15 milhões – vão dobrar
2050 o número de idosos vai triplicar, enquanto o restante da população aumentará 50%
Pela primeira vez na história o número de velhos será maior que de crianças
América latina o número de velhos será quatro vezes maior
(IBGE, 2000)

A busca pela beleza e amanutenção da juventude já deixaram de ser, há algum tempo, hábitos comportamentais restritos a pequenos grupos de pessoas. Hoje a satisfação com a aparência esta diretamente ligada a saúde e a qualidade de vida, sendo que, para atender essa necessidade, novidades de todos os tipos são lançadas diariamente no mercado estético (PERRICONE, 2001).
A relação da estética e o envelhecimento é forte desde oinicio até hoje, diversos estudiosos defendem o uso de protocolos estéticos para o melhor “amadurecimento”, proporcionando condições de bem estar e saúde com o objetivo de não só transmitir os valores da sociedade mas sim de propiciar a retardação das fases do envelhecimento (GUIRRO, 2002).
À medida que envelhecemos, a pele sofre alterações, perdendo progressivamente o seu aspecto jovem. Rugas,flacidez, secura e manchas são sinais inequívocos do envelhecimento cutâneo. Instalam-se a partir dos 40 anos (embora comecem a ser visíveis, pouco a pouco, desde os 30-35) e resultam de uma série de alterações que vão ocorrendo não só à superfície, mas, sobretudo, nas camadas mais profundas da pele. Os grandes culpados são a nossa própria genética e os fatores externos, como por exemplo, apoluição, o sol e o tabaco (REVISTA PREVENIR Nº48, 2009).

O envelhecimento que ocorre naturalmente ao longo dos anos, também designado por envelhecimento cronológico, é um fenômeno inevitável, geneticamente programado e, portanto, não contornável. Porém, o envelhecimento cutâneo pode ser antecipado por diversos fatores externos como o tabaco, stress, poluição ambiental, consumo excessivo de bebidasalcoólicas, desequilíbrios alimentares, entre outros, sendo a exposição solar um dos fatores externos que mais contribui para o envelhecimento precoce da pele.
No envelhecimento precoce da pele os radicais livres assumem um papel relevante, em particular quando os mecanismos celulares de defesa estão diminuídos.
Para lutar contra o envelhecimento precoce da pele, é essencial contrariar os efeitosdos radicais livres, aumentando a ingestão de nutrientes antioxidantes (REVISTA NEWSLETTER Nº 25, 2009).
O envelhecimento é um processo biológico complexo, contínuo que se caracteriza por alterações celulares e moleculares, com diminuição progressiva da capacidade de
homeostase do organismo, senescência e/ou morte celular. É variável de um indivíduo para outro, de órgão para órgão. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Envelhecimento Cútaneo
  • envelhecimento cutaneo
  • Envelhecimento cutâneo
  • Envelhecimento cutaneo
  • Envelhecimento cutaneo
  • envelhecimento cutaneo
  • Envelhecimento Cutâneo
  • Envelhecimento cutâneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!