Envelhecimento Cútaneo

Páginas: 16 (3987 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
Sumário
Sumário 1
Introdução 2
Envelhecimento cutâneo 3

Principais Causas 3
Envelhecimento intrínseco. 3
Envelhecimento extrínseco. 4
Prevenção 5
Cuidados com a alimentação 5
Envelhecimento em diferentes etnias 7
Tratamentos 8
Os cremes 8
Mesolift 8
Peeling químicos 9
CO2 Fracionado 9
Radiofrequência 10
Toxina botulínica 10
Ácido hialurônico 11
Indicações para o ácidohialurônico 11
Luz pulsada 11
Questões 12
Conclusão 14
Referências 15




















Introdução

O tegumento é composto pela pele e seus anexos: glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas, os folículos pilosos, e as unhas. A pele é maior órgão do corpo, constituindo 16% do peso corporal.
O envelhecimento cutâneo é um fator que acomete todos os indivíduos, e os mesmostendem a buscar vários artifícios na tentativa de retardar esse processo, para o seu bem estar físico e mental. O envelhecimento cutâneo envolve vários fatores e teorias relacionados que tentam explicar porque o mesmo ocorre precocemente, o envolvimento da liberação de radicais livres, mutações genéticas, envelhecimento intrínseco e extrínseco, etc. A soma de todos esses fatores promove a alteraçãoa nível dérmico onde ocorrem perdas de colágeno, elastina, fibras reticulares e entre outros, que são responsáveis pela sustentação, elasticidade e firmeza da pele. É impossível evitar o envelhecimento cutâneo, mas existem fatores que fazem com que ele ocorra precocemente atuando na destruição das fibras dérmicas, proporcionando visivelmente um envelhecimento precoce.Envelhecimento cutâneo

Envelhecimento cutâneo é na verdade um processo contínuo que afeta a função e aparência da pele e todos estamos sujeitos a passar esta etapa. O que acontece é uma modificação do material genético e diminuição da proliferação celular resultando na perda da elasticidade diminuição do metabolismo e da replicação dos tecidos. Uma das principais razõesapontadas pelos pesquisadores como responsável pelo processo de envelhecimento cutâneo é o desequilíbrio de defesa antioxidante do organismo humano.
A pele tem como suas funções de manutenção homeostática e de revestimento, alem de desempenhar também a função sensitiva, defendendo-nos contra agressores externos, entretanto o avançar dos anos provoca uma diminuição da elasticidade provocandofragilidade, atrofia, perda de vasos sanguíneos, colágeno e gordura e todas estas alterações provocam o envelhecimento cutâneo que se exteriorizam através de rugas e linhas de expressão.
O envelhecimento da pele está também relacionado tanto com os cuidados com a pele e a qualidade da alimentação, quanto com o bem estar emocional, a ação de radicais livres e o maior vilão está nos raios ultravioletae o fumo.

Principais Causas

O processo biológico de envelhecimento cutâneo é caracterizado pela modificação do material genético e a proliferação celular decrescente, o que resulta na perda da elasticidade da pele, na capacidade de regular o metabolismo e na menor eficiência da replicação do tecido.
Existem dois grupos de teorias que tentam explicar o processo de envelhecimento. Um delesexplica o envelhecimento causado por fatores intrínsecos (de dentro para fora, fatores genético e cronológico), o outro por fatores extrínsecos (de fora para dentro, exposições repetitivas a fatores que possam causar danos). Ambos possuem envolvidos mecanismos biológicos, bioquímicos e moleculares.

Envelhecimento intrínseco.

É um tipo de envelhecimento natural e inevitável que tem início apartir dos 20 anos. Caracterizado pelo desgaste natural do organismo e pelo envelhecimento celular natural onde não há interferência de agentes externos, a pele apresenta-se com menos colágeno e fibras elásticas o que resulta em sua menor elasticidade. Manifesta-se em pele que pouco foi exposta ao sol (face interna dos braços), sendo caracterizada por uma pele fina com pouca elasticidade, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • envelhecimento cutaneo
  • Envelhecimento cutaneo
  • Envelhecimento cutâneo
  • Envelhecimento cutaneo
  • Envelhecimento cutaneo
  • envelhecimento cutaneo
  • Envelhecimento Cutâneo
  • Envelhecimento cutâneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!