Envelhecimento , atividade física e qualidade de vida

Páginas: 8 (1830 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
Introdução
O ser humano nasce, passa pela infância, atravessa a mocidade, atinge a maturidade e chega à velhice. O envelhecimento é um fenômeno universal que afeta todos os indivíduos, (seus órgãos e sistemas), porém estas modificações variam de indivíduo para indivíduo. O processo de envelhecimento pode ser vivenciado dentro de uma gama de possibilidades que são determinadas pelas escolhasfeitas pelo sujeito ao longo da vida (GUCCIONE, 2002).
Ninguém quer envelhecer com doenças, limitações, dores, desconfortos e isolados dos parentes e amigos portanto se queremos envelhecer com saúde, levando uma vida ativa, temos que nos prepararmosdesde já (HASSE, M., 2.000).
Sendo assim, este trabalho traz como tema os benefícios da prática de exercícios físicos no processo de envelhecimento, pois devemos estar cientes de que, uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como atividade física, alimentação saudável, espaço parao lazer, bom relacionamento familiar, vida sexual, genética, enfim é preciso investir em uma melhor qualidade de vida (HASSE, M., 2.000).
Fundamentação Teórica
1- Auto-estima e o Envelhecimento.
A auto-estima decorre da atitude positiva ou negativa que a pessoa tem de si mesma, ou seja, o que ela sente a seurespeito ( MOSQUERA, 1996 ). Com o processo de envelhecimento há uma diminuição da auto-estima. Isto porque o envelhecimento é marcado por um decréscimo das capacidades motoras, redução da força, flexibilidade, velocidade e dos níveis de VO2 máximo, dificultando a realização das atividades diárias e a manutenção de um estilo de vida saudável (MARQUES 1999 ). Alterações fisiológicas durante oenvelhecimento podem diminuir a capacidade funcional, comprometendo a saúde e qualidade de vida do idoso. Essas alterações acontecem: no sistema cardiovascular e respiratório por meio da diminuição da capacidade vital, da freqüência e do volume respiratório; no sistema nervoso central e periférico, as reações tornam-se mais lentas e a velocidade de condução nervosa declina; no sistemamúsculo-esquelético ocorre a diminuição da potência muscular (MATSUDO & MATSUDO, 2.000).
A sociedade atual carrega um estereótipo negativo relacionado ao envelhecimento, pois consome a beleza, a força, a vitalidade e enxerga a velhice com certo descaso. Tornando esta parte da população excluída e discriminada.(COSTA, 2002). Desse modo, muitos idosos perdem a motivação e interesse em manterem-se ativos, poisse acham incapazes, sem condições e acreditam não terem mais idade nem potenciais para executarem tarefas de caráter físico (MONTEIRO, 2003).
O esforço físico tem um papel fundamental na vida do idoso, indispensável para um envelhecimento saudável. As alterações que o envelhecimento provoca no ser humano podem ser minimizadas por meio do exercício físico, que é o bem estar do indivíduo nocontexto do seu dia-a-dia. Os benefícios do exercício não são restritos ao meio físico, ocorrem trazendo ganhos em relação à família, amigos e também no meio social, conseqüentemente ocorrendo uma maior aceitação de si mesmo (RODRIGUES 2000 ). Idosos que se sentem bem, poderão apresentar uma visão positiva sobre seu corpo, situação essa que contribuirá para uma melhora na imagem corporal (CARVALHO,MAIA, ROCHA, 2002). O envelhecimento ativo deve ser conseqüência de um envelhecimento saudável. A busca do ser ativo, melhora o ser humano de forma global. Os movimentos corporais estão ligados ao esporte e ao fitness, criando estratégias de auto-representação com modificações constantes na aparência (RODRIGUES, 2000).
2. Objetivos do programa de exercícios dirigidos a idosos.
Os objetivos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade Física e Qualidade de Vida
  • Atividades fisicas e qualidade de vida
  • Atividade Física e Qualidade de Vida
  • Atividade física e a qualidade de vida
  • ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA
  • Qualidade de Vida e Atividade Física
  • Atividade Física / Qualidade de Vida
  • Atividade física e qualidade de vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!