Enumere as características advindas com as crises da modernidade, relacione-as com o momento atual (descrevendo suas características) e faça uma reflexão critica sobre o surgimento e a procura por tratamento em

1113 palavras 5 páginas
Enumere as características advindas com as crises da modernidade, relacione-as com o momento atual (descrevendo suas características) e faça uma reflexão critica sobre o surgimento e a procura por tratamento em Psicoterapia Breve, abordando os cuidados que o profissional deve ter ao realizar esse tipo de atendimento.

A modernidade, período que durou os últimos quatro séculos, entra em crise no período que coincide com a Renascença, a descoberta da América e do Brasil, e a passagem da era medieval, feudal, para o capitalismo. Na Idade Média, toda a cultura girava em torno da figura divina, centrada na idéia de Deus, ao passo que, na modernidade, a cultura está centrada no ser humano. Algumas características advindas da crise da modernidade surgem como:
. O consumo em massa: a massificação do consumo tem demonstrado ser um dos grandes problemas a ser enfrentado pela sociedade contemporânea, as pessoas são influenciadas a consumir cada vez mais. Todos os dias somos atacados por fabricantes e propagandistas através dos veículos de comunicação quanto à “necessidade” de consumo imediato por produtos e mais produtos. Estamos sujeitos as variações do mercado que muda constantemente para atrair mais e mais consumidores. Um exemplo disso se refere aos celulares. Antes vivíamos perfeitamente sem esse moderno aparelho, hoje não mais se sai de casa sem portar um. E além disso, o mercado exige que se tenha aparelhos cada vez mais modernos, a cada anos são lançados milhões de modelos desse aparelho.
. Hedonismo: do grego hēdonē que significa prazer, é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana. O hedonismo moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas. As pessoas não querem lidar com o nenhum tipo de mal-estar, estão sempre em busca de prazer e satisfação pessoal, nada que seja desprazeroso deve ser vivido nessa cultura

Relacionados

  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas