Entrevistas

Páginas: 11 (2718 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
Entrevista Comportamental com Foco em competência
O grande segredo da Atração de Talentos Humanos é identificar o perfil do cargo e ter as ferramentas para encontrar o candidato com o perfil mais compatível ao cargo. Essa é a formula do sucesso.
Maria Odete Rabaglio

O que é Entrevista Comportamental com Foco em Competências?
É uma técnica de investigação comportamental, onde se procuraidentificar no perfil comportamental dos candidatos comportamentos específicos que são pré-requisitos para o sucesso do cargo que está sendo selecionado.
A entrevista comportamental envolve um entrevistador e um entrevistado e tem duração de, aproximadamente, 40 minutos à uma hora. A entrevista comportamental faz a opção ética, profissional e técnica de que tenha apenas um entrevistador e umentrevistado.
Na entrevista comportamental, prioriza-se o respeito pelo candidato. O candidato é o cliente externo da seleção, portanto a “matéria-prima” do selecionador é o ser humano, que merece cordialidade, respeito e excelência no atendimento.

Por que Fazemos Entrevista em Seleção?
Fazemos entrevista em Recrutamento e Atração de Talentos para conhecer o perfil dos candidatos aos cargos, por issoas entrevistas precisam de técnicas especiais, através das quais seja possível conhecer o perfil comportamental do candidato e comparar com o perfil necessário para o cargo. Portanto, a base para a construção da entrevista comportamental é sempre o mapeamento do Perfil de Competências do cargo.
Na realização de processos seletivos, temos necessidade de conhecer comportamentos específicos,portanto precisamos das perguntas especificas para cada finalidade.
Por isso, as perguntas comportamentais são perguntas abertas e específicas: abertas, porque investigam uma situação completa; específicas porque são construídas com o objetivo de investigar comportamentos específicos, que são pré-requisitos para a eficácia nas atribuições do cargo.
Os cargos são diferentes e as atribuições e osdesafios de cada um são diferentes também. Por isso, a entrevista deve ser construída especificamente para a investigação do perfil comportamental deve ser personalizada para cada cargo.
Vamos deixar claro o que é uma pergunta comportamental.
É uma pergunta, aberta, específica, situacional, com os verbos de ação no passado.
As formas mais práticas para iniciar uma pergunta comportamental são:
*Descreva uma situação onde...
* Relate algum fato que...
* Conte-me sobre alguma vez em que...
* Fale-me sobre alguma experiência onde...
* Dê um exemplo de situação onde...
* Conte sobre alguma vez em que tenha...

Nada impede que as perguntas comecem com:
* Qual?
* Como?
* O quê?

Mas é preciso tomar cuidado para evitar fazer uma pergunta fechada.

QuandoUsar uma Pergunta Fechada?
Precisamos ter técnica para fazer o candidato introvertido falar e o prolixo calar.
Para a primeira hipótese, devemos utilizar perguntas situacionais, abertas, específicas, com verbos de ação no passado. Para a segunda hipótese, devem ser utilizadas perguntas fechadas ou uma exclamação que coloque um ponto final no assunto, para imediatamente iniciar outra perguntaaberta. O entrevistador é o facilitador da interação, é quem conduz o entrevistado a falar e a calar quando um assunto já foi esgotado e o entrevistado continua falando compulsivamente.
As perguntas fechadas devem ser a respeito do tema que o candidato está falando, justamente para pôr um ponto final no assunto e iniciar outro.
Exemplo:
* ... então seu plano foi um sucesso!...
* ... nessecaso, você atingiu seu objetivo?...
* ... você deve ter ficado satisfeito com esse resultado!...
* ...você deve ter ficado frustrado com o resultado!...
* ... imagino como se sentiu!...
* ... vejo que conseguiu dar a volta por cima!...
* ... você contornou os obstáculos?...
* Etc.
“A melhor recomendação é interromper um candidato prolixo com uma pergunta fechada ou uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrevista
  • entrevista
  • Entrevista
  • Entrevista
  • Entrevista
  • Entrevista
  • Entrevista
  • entrevista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!