Entrevistas sobre diferenças sociais

Páginas: 11 (2637 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
COORDENADORIA REGIONAL 11 – SERRANA III.
CIA JOSÉ FRANSCISCO LIPPI.

DIFERENÇAS SOCIAIS NO BRASIL

PROFESSORA: ANA CAROLINA.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
TURMA: 1003.
GRUPO:
IGOR MOURA MEDEIROS. Nº.: 12.
JOÃO PEDRO DE AMORIM MARTUCHELLI. Nº.:13.
JOÃO PEDRO GOMES PINHEIRO. Nº.: 14.
LARA APARECIDA OLIVEIRA. Nº.: 17.
LEONARDO AMARAL ZIMBRÃO PINHEIRO. Nº.: 19.

JUNHO/2012
* Procurem fazer um levantamento de opiniões de pessoas de diferentes idades, sexo, etnia e condições sociais sobre a questão das desigualdades no Brasil. A partir dessas explicações, identifiquem os possíveis preconceitos de classe, gênero e raça.

ENTREVISTA1:
(Feita pela aluna Lara Oliveira ao seu irmão Elvis Oliveira).

Nome: Elvis Cassio Oliveira. Idade: 22 anos.
Sexo: Masculino. Profissão: Estudante de Direito.

1 – Quem você acha que tem mais vantagem no mercado de trabalho, o homem ou a mulher?
R: Não há maior vantagem por nenhuma parte, há alguns serviços que a quantidade de homens se destaca mais (tais como: pedreiros,caminhoneiros, policiais) e outros que o destaque maior é das mulheres (manicure, empregada doméstica, e outros...). Mas que tanto um quanto o outro já há a incidência de homens e mulheres.

2 – Quais das seguintes profissões se encaixariam melhor ao homem, à mulher ou aos dois?
Empresário(a) = aos dois. Manicure = à mulher. Mecânico(a) = ao homem. Diarista = à mulher.Motorista = aos dois. Cuidar da Casa. = à mulher.

3 – Você acha que o as mulheres que somente cuidam de sua casa deveriam ser remuneradas? Por quê?
R: Não, pelo fato delas já exercerem uma atividade intrínseca (essencial para sua existência).

4 – Veja essa notícia:
“O empresário Thor de Oliveira Fuhrken Batista, de 20 anos, filho mais velho do empresário Eike Batista, atropelou ematou um ciclista que cruzava a Rodovia Washington Luís (BR-040), na altura de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite de sábado (17/03/2012). A vítima é o ajudante de caminhão Wanderson Pereira dos Santos, 30 anos, que passava de bicicleta pela pista sentido Rio, na descida da serra, e foi atingido pelo carro do filho do bilionário, uma Mercedes-Benz SLR McLaren prata, placaEIK-0063, ano 2006.”
(http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/03/filho-de-eike-batista-se-envolve-em-acidente-com-morte-no-rj-diz-policia.html - 14/06/2012 - 18:09hs)
* Eike Batista é o homem mais rico do Brasil, sendo o 7º mais rico do mundo. Seu filho atropelou e matou um ciclista pobre e negro em Duque de Caxias, Thor Batista está livre, pois pagou fiança e foi solto. Você acha que seinvertêssemos a história, e ao invés de Thor ter atropelado Wanderson, o Wanderson - pobre e negro - tivesse atropelado Thor, você acha que Wanderson estaria solto? Você acha isso justo? Como acha que deveria ser feito?
R: A lei é genérica e abstrata, isto é, os seus efeitos não incidem para este ou aquele, mas sim, a todos. Desta forma, a mesma situação (de crime afiançável), com os papéisinvertidos, aquele poderia também se utilizar desse meio para se valer da liberdade (mesmo porque a fiança é arbitrada de forma individual levando-se em conta os fatores intrínsecos -essenciais para a existência- e extrínsecos -não essenciais para a existência, fatores externos- do agente erradicado do ato.)

5 – Você acha que as pessoas são pobres porque querem ou porque a sociedade não é capaz de lhesdar boa qualidade de vida?
R: Depende, porque alguns pobres da sociedade utilizam da sua força de vontade para crescer (uns conseguem, mas muitos não). Por outro lado, há aqueles que se acomodam com o que a história se propôs a chamar de política do pão e circo, neste caso, nunca querem crescer.

6 – Por que você acha que as pessoas de outras raças, como negros e asiáticos são discriminadas?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo sobre a postura social da identidade e a diferença
  • Entrevista com assistente social sobre a lei maria da penha
  • Entrevista social
  • Diferenças sociais
  • Diferenças sociais
  • As diferenças sociais
  • As Diferenças Sociais
  • Diferenças Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!