Entrevista

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Para quem está desempregado por um grande período ou para aqueles profissionais que buscam uma mudança na carreira, conseguirem uma entrevista de emprego pode ser considerada uma vitória. Segundo Joyce, é importante saber ler nas entrelinhas e se preparar bem para não queimar o seu filme e ser eliminado de cara da seleção.

“Fale um pouco sobre você”
Os primeiros segundos podem serdeterminantes para um recrutador formar uma opinião sobre a motivação real de um candidato a partir dessa pergunta. O ideal é responder de forma persuasiva e concisa, pois um discurso longo corre o risco de entediar o interlocutor. É o momento para demonstrar que você é a pessoa que melhor corresponde às expectativas do empregador por causa de seus valores, experiências, motivação e capacidade deorganização.

”Por que você está sem trabalho há tanto tempo, e quantos outros foram demitidos?”
Com esta pergunta, o entrevistador quer saber se há algo errado com você ou se as circunstâncias do mercado, como uma crise econômica e cortes no orçamento, afetaram outros funcionários também ou só você foi demitido. Em vez de responder à pergunta diretamente, e arriscando uma resposta emocional, e ser malinterpretado, diga que sempre deu o máximo para o bom desenvolvimento do trabalho, não se importando de fazer horas extras, mesmo que não tenha recebido a mais por isso.

”Se você está empregado, como você consegue tempo para as entrevistas?”
Na verdade, o entrevistador está querendo saber se você está mentindo para o seu atual chefe, enquanto procura outro trabalho, e que, futuramente, poderiaenganar o seu novo empregador também. Nessa hora, o melhor é enfatizar que está particularmente interessado na vaga oferecida e que está usando um tempo de folga para participar da entrevista.

”Como você se preparou para esta entrevista? ”
A intenção desta pergunta é decifrar o quanto você realmente se interessa pelo emprego ou se você está simplesmente indo na onda e improvisando. Mostre que fezo dever de casa, pesquisando sobre a empresa e seu negócio, nem que seja no próprio site da companhia. Revele o seu conhecimento sobre a indústria, empresa ou departamento, fazendo perguntas e comentando o desempenho recente da organização.

“Como você trabalha sob pressão?”
O recomendado é mostrar que o estresse não é um problema e que faz parte do trabalho. Se possível, ilustre com situaçõesjá vivenciadas em que precisou atuar sob pressão. Pode pontuar que a pressão pode servir também como um combustível para agir de maneira ainda mais eficaz, mas diga também de que maneira procura compensar isso e como busca relaxar após uma situação estressante.

”Você conhece alguém que trabalha para nós? ”
Este realmente é uma pergunta complicada, porque a maioria dos entrevistados acreditaque conhecer alguém dentro da empresa conta pontos no processo de seleção. Nada melhor do que um amigo entregar diretamente seu currículo no RH ou ao gestor da vaga, certo? Mas, antes de tudo, é importante saber se o seu contato tem uma imagem positiva dentro da empresa. Como o entrevistador provavelmente vai associar características do amigo e sua reputação com os seus méritos, é recomendável queapenas mencione o seu nome e torça que ele seja bem-visto junto aos colegas e à chefia.


“Como se vê daqui a cinco anos?”
Demonstre que tem um plano de carreira, que deseja progredir e que consegue, sim, projetar seu futuro próximo. A ambição, desde que não demonstrada de forma excessiva, costuma ser bem-vista pelos recrutadores. É recomendável também explicitar conhecimento acerca darealidade atual de trabalho (alta rotatividade, instabilidade econômica etc.) e deixe clara a sua capacidade para se adaptar a um cenário de mudanças.

“Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?”
É claro que essa resposta vai depender da vaga, mas, de forma geral, preferir a solidão não causa boa impressão. Hoje em dia, o trabalho colaborativo que é bem visto. O recrutador deseja conhecer sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrevista
  • entrevista
  • Entrevista
  • Entrevista
  • Entrevistas
  • Entrevista
  • Entrevista
  • Entrevista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!