Entrevista Psicológica

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


Jackeline Silva Santos
Curso de Psicologia 4ª fase - Noturno
Disciplina: Técnicas de Exame Psicológico I
Profª. Janine Pacheco da Luz
São José, 30 de Março de 2014



ENTREVISTA PSICOLÓGIA

I. HISTÓRICO
No início do século XIX, Kraepelin usava a entrevista com o objetivo de detalhar ocomportamento do paciente, e, assim, poder identificar as síndromes e as doenças específicas. Meyer, psiquiatra americano, se interessava pelo enfoque psicobiológico do entrevistado. A partir de Hartman e Anna Freud, o interesse da entrevista se deslocou para as defesas do paciente. Isto é, a psicanálise teve sua influencia na investigação dos processos psicológicos, sem enfatizar o aspectodiagnóstico, antes valorizado.

II. DEFINIÇÃO
Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (individuo, casal, família, rede social), em um processo que visafazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em beneficio das pessoas entrevistadas.
Por técnica entendemos uma serie de procedimentos que possibilitam investigar os temas em questão. A investigação possibilita alcançar os objetivos primordiais da entrevista, que são descrever e avaliar, o que pressupõe o levantamento de informações, a partir das quais se tornapossível relacionar eventos e experiências, fazer inferências, estabelecer conclusões e tomar decisões.

III. OBJETIVOS DA ENTREVISTA
a) Diagnóstica: visa estabelecer o diagnostico e o prognostico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Assim faz-se necessário uma coleta de dados sobre a história do paciente e sua motivação para o tratamento.
b) Psicoterápica: procura colocar emprática, a estratégia de intervenção psicológica nas diversas abordagens terapêuticas.
c) De Encaminhamento: a entrevista de triagem tem por objetivo avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. Geralmente, é utilizada em serviços sociais de saúde publica ou em clinicas sociais, onde existe uma procura continua por uma diversidade de serviços psicológicos, e torna-se necessárioavaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido.
d) De Seleção: o entrevistador deve ter um conhecimento prévio do currículo do entrevistado, do perfil do cargo, deve fazer uma sondagem sobre as informações que o candidato tem a respeito da empresa, e destacar os aspectos mais significativos do examinando em relação à vaga pleiteada.
e) De Desligamento: identifica osbenefícios do tratamento por ocasião da alta do paciente, examina junto com ele os planos da pós-alta ou a necessidade de trabalhar algum problema ainda pendente. Também é utilizada quando um funcionário se desliga da empresa e o entrevistador tem como objetivo obter um feedback sobre o ambiente de trabalho.
f) De Pesquisa: investiga temas em diversas áreas da ciência.

IV. SEQUÊNCIA TEMPORAL DASENTREVISTAS
a) Entrevista inicial: é a primeira entrevista de um processo de psicodiagnóstico. Semidirigida, durante a qual o sujeito fica livre para expor seus problemas. Tem como objetivos discutir expectativas, clarear as metas de trabalho e colher informações do entrevistado. As primeiras impressões sobre o entrevistado, sua aparência, comportamento durante a espera, o que motivou ele à consulta,suas queixas, são dados que serão analisados pelo entrevistador que podem facilitar o processo de análise do caso.
b) Entrevistas subseqüentes: o objetivo é a obtenção de mais dados com riqueza de detalhes sobre historia do entrevistado, tais como fases do seu desenvolvimento, escolaridade, relações familiares, profissionais, sociais e outros.
c) Entrevista devolutiva: no término do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • entrevista psicológica
  • ENTREVISTA PSICOLOGICA
  • entrevista psicológica
  • ENTREVISTA PSICOLÓGICA
  • Entrevista Psicologica
  • entrevista psicológica
  • entrevista psicologica
  • a entrevista psicologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!