Entrevista Joolye Oscar

689 palavras 3 páginas
Entrevista Joolye Oscar
O crescente numero de haitianos, vindos do Acre que chegam em são Paulo ,todos os dias , vem despertando o interesse e curiosidades dos cidadãos da capital paulista.
Famílias inteiras chegam todos os dias na rodoviária da Barra Funda em busca de uma vida melhor.Outros chegam sozinhos afim de conseguir trabalho para enviar ajuda para seus próximos que deixaram no Haiti.
Joolye Oscar , 23 anos de idade, professora de ensino infantil e enfermeira no Haiti ,conta que deixou seu pais natal um ano e 2 meses atrás em busca de uma melhor oportunidade de vida no Brasil. Joolye diz que apos , o terremoto que abalou o Haiti em 2010 ,decidiu que precisava mudar de pais para buscar um futuro melhor.
Perguntada sobre o motivo da escolha do Brasil ,como oportunidade de recomeço , Joolye diz que a imagem do Brasil no Haiti e muito boa , na TV propaganda do turismo alimentam a imaginação do Haitiano de que o Brasil e a terra das oportunidades , do futuro.
Imagem que logo que ao pisar no nosso pais , e completamente esquecida e modificada.
Apos uma temporada vivendo em são Paulo , Joolye vive uma realidade completamente diferente do qual imaginou, ela conta que seu pesadelo começou no dia que pisou em terras Brasileiras.
Diferente de muitos Haitianos que chegam no Brasil através da travessia pelo Acre, Joolye tinha visto de turismo e desembarcou em Guarulhos cheia de sonhos. Que tornou –se pesadelo logo nas primeiras horas, ao desembarcar, foi abordada por um Haitiano se passando por voluntario e disposto a encaminha –La para um local seguro e auxiliar na procura de trabalho.
Esse haitiano de nome desconhecido, teria pego todas suas economias com a promessa de ajudar , mas ao invés de leva –La para um abrigo e conseguir um trabalho como havia prometido, o Homem ha deixou no portão da Missão da paz em são Paulo, localizada na Rua do Glicério 225 na capital paulista, sem um centavo no bolso .
Horas depois ao perceber que tinha caído num golpe e perdido todo

Relacionados