ENTREVISTA COMPORTAMENTAL

985 palavras 4 páginas
Estratégias de Entrevista Comportamental

Os empregadores adotam a entrevista comportamental há cerca de 15 anos, e devido ao número crescente de empregadores que fazem uso de métodos comportamentais para selecionar candidatos a emprego, entender como se sair bem no processo de entrevista está se tornando uma habilidade crucial na busca por emprego. A premissa por trás da entrevista comportamental é que o indicador mais correto do desempenho futuro é o desempenho passado em situações parecidas. A entrevista comportamental na realidade é 55% indicadora do futuro comportamento no trabalho, enquanto que a entrevista tradicional é apenas 10% indicadora.

A entrevista comportamental é divulgada como aquela que oferece um conjunto de fatos mais objetivo para tomar decisões de contratação do que outros métodos de entrevista. As perguntas da entrevista tradicional são gerais como “Me fale de você.” O processo de entrevista comportamental é muito mais inquisitivo e funciona de maneira bastante diferente.

Em uma entrevista de emprego tradicional, normalmente é possível se safar dizendo ao entrevistador o que ele ou ela deseja ouvir, mesmo que você esteja fugindo um pouco da verdade. Mesmo que sejam feitas perguntas situacionais que comecem com “Como você lidaria com a situação XYZ?”, a sua responsabilidade é mínima. Como o entrevistador saberá afinal se você realmente reagiria a uma determinada situação da maneira que descreveu?

Porém, em uma entrevista comportamental é muito mais difícil dar respostas que não correspondam ao seu caráter. Quando você começa a contar uma estória comportamental, o entrevistador comportamental irá questioná-lo(a) para tentar observar um comportamento específico. O entrevistador irá explorar mais detalhadamente para obter maiores informações ou detalhes como “O que você estava pensando naquele momento?” ou “Me fale sobre a sua reunião com aquela pessoa,” ou “Me conduza pelo seu processo de decisão.” Se você contou uma estória que não

Relacionados