Entrevista com Wefford

1120 palavras 5 páginas
Boletim Ática: Fale de sua carreira acadêmica e das atividades públicas e políticas que exerceu.

Francisco Weffort: Sou formado em ciências sociais e tenho doutorado em ciência política. Fui titular da cadeira de ciência política da Universidade de São Paulo. Geralmente, quem estuda política também tem a tentação de fazer política, então cheguei a participar de atividades e militâncias políticas durante o regime militar. Participei da formação do Partido dos Trabalhadores. Fui Ministro da Cultura do governo Fernando Henrique Cardoso.

Meus interesses de estudo, pesquisa, leitura, andam todos pelo caminho da história e da política. Tenho estudos sobre populismo publicados em livro e revistas, e outros sobre o movimento operário e o movimento sindical. Recentemente me dediquei a esse esforço, a essa aventura de estudar a história das idéias no Brasil, com a convicção de que o passado vai passando, mas ainda não passou.

Boletim Ática: Este Formação do pensamento político brasileiro possui algum elo com outro título seu, Os Clássicos da Política? Há algum sentido de continuidade entre os dois trabalhos?

Weffort: Tem muito a ver, embora não seja uma continuação. Acho Os Clássicos da Política extremamente interessante, expressa uma forte experiência didática – minha e de meus colegas da USP – na apresentação da teoria política clássica. Na verdade, o que chamamos de teoria política clássica é a teoria política européia e um pouco da teoria política americana. Quer dizer, vem desde Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, chegando até Marx e passando por Hegel e Montesquieu.

Formação do pensamento político brasileiro tem uma relação com Os Clássicos da Política, porém mais de diferença do que de semelhança. Formação, em primeiro lugar, é autoral, não uma coletânea; ele contrasta com Os Clássicos porque a formação do pensamento político brasileiro é um processo original confrontado com a formação do pensamento político europeu.

Um tema central, no nosso caso, é

Relacionados

  • pme's
    5570 palavras | 23 páginas
  • O gesto Musical
    7104 palavras | 29 páginas
  • Diretas Já
    12468 palavras | 50 páginas