Entrevista com Richard Leider - Por que você saiu da cama hoje?

1007 palavras 5 páginas
Há mais de 30 anos o americano Richard Leider se dedica ao estudo do propósito. Nesse tempo todo, lançou três best-sellers (como O Propósito da Vida) e tornou-se um dos mais respeitados consultores do mundo. Já trabalhou com mais de 100 mil executivos, em workshops, palestras e consultas. E sabe que quando alguns dos mais bem-sucedidos profissionais deitam a cabeça no travesseiro são tomados por uma sensação de solidão. “Quanto mais alto seu cargo em uma organização, mais só você se sente”, diz.

O que significa ter um propósito? Propósito é a sua razão para levantar da cama de manhã. É a crença que você tem no que faz. Mais de 30 anos atrás comecei a entrevistar aposentados. Perguntava o que fariam de diferente se pudessem começar de novo. Eles respondiam basicamente três coisas. A primeira é que seriam mais reflexivos, pensariam mais sobre o que estavam fazendo com suas vidas. A segunda é que seriam mais corajosos, se arriscariam mais. Não o risco físico ou financeiro, e sim o risco de ser mais autênticos. Queriam ter sido mais sinceros a respeito de qual trabalho é mais adequado para seus talentos – e ter tido a coragem de ir atrás disso. Queriam ter conversas corajosas com as pessoas, ser mais afetivos. O terceiro ponto era o propósito. Absolutamente todos que entrevistei, acima dos 40 anos, queriam que sua vida, de algum modo, tivesse importância, algum sentido maior.

Qual o peso do dinheiro? Ganhar dinheiro é uma parte, mas o ser humano não quer apenas se sustentar. Nos anos 1900, a expectativa de vida nos Estados Unidos era de 47 anos. Agora é de 85. O que as pessoas vão fazer com mais três ou quatro décadas? Se você tem dinheiro e saúde, o que vai fazer com seu tempo? O que a deixa feliz?

Como essa busca por propósito aparece nas empresas? O que o mundo dos negócios quer são pessoas comprometidas. Pesquisas internacionais apontam que só uma em cinco pessoas quer levantar e ir ao trabalho. Só 20% de engajados. Quando lhes perguntamos o que

Relacionados

  • Curso alemão
    60917 palavras | 244 páginas