Entrevista com psicólogo escolar

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1. O que é a Psicologia Escolar?

“Todos os lugares onde há aglomeração de pessoas, você precisa de alguém que possa fazer com que essa junção de pessoas se adaptem a este espaço. A escola na verdade é o lugar mais eclético da sociedade, ela reúne jovens, crianças de diferentes famílias, de diferentes religiões, de diferentes cargas de valores, em um espaço único, fechado e que possui regrasespecíficas e únicas independente das individualidades. Então a escola é na verdade um dos grandes problemas sociais se a gente levar em consideração que sem mediador pra que essas diferenças se adaptem, ela pode vir a ter sérios problemas, principalmente com a sociedade que nós temos hoje, que é uma sociedade que as pessoas de limites se encontram bastante prejudicadas. Então a psicologia escolarseria a utilização adequada das formas de relacionamento social, de forma que pessoas diferentes que pensam diferentes consigam aprender o mais possível de conteúdo de forma igual e ao mesmo tempo prosseguimos com a vida com as suas diferenças.”

2. Qual a rotina do seu trabalho?

“Aqui eu trabalho 3 dias na semana, eu trabalho terça, quarta e quinta pela manhã. Temos outra profissional, que seencarrega mais pelos pequenos e pelo nível médio. Já eu me encarrego do ensino médio e vestibulandos. Atendo também ocasionalmente a pedidos ou de pais ou de coordenação o fundamental 2, e tenho também algumas salas de aula, porque aqui nós psicólogos entramos em sala. Então por exemplo eu tenho um dia da semana aonde eu entro nas salas, e os alunos tem aula comigo, 45 minutos da agenda escolar,aula de psicologia, onde a gente trata família, questões pertinentes das situações da sala, especificamente o que esta acontecendo no momento, discutimos sociedade, valores, relacionamentos. A outra profissional por exemplo, esta agora indo para sala de aula fazer a aula final, fazer com os alunos os cartazes do fechamento anual, levando um brinde. Então nós temos um trabalho muito próximo, entãopor isso nós somos tão procurados, porque o aluno não nos vê como um departamento ou um serviço distante, ele nos vê como inseridos no cotidiano deles.”

3. No que você se diferencia dos professores?

“Todos os colégios que eu trabalhei nesses 35 anos até hoje, sempre fez parte da minha exigência o psicólogo ser inserido na escola, porque eu sei que se torna muito mais efetivo um serviço depsicologia que ta inserido dentro do da estrutura da escola, então eu me torno tão professora dos alunos como outros professores, e isso permite que eu interaja de forma melhor, participamos da reunião dos professores, do conselho de classe, das reuniões administrativas, de reunião de diretoria, participamos de todo o processo que a escola administra, não só disso como também a reunião de pais,então isso da uma base muito grande em relação ao trabalho da escola. Inclusive na hora do café dos professores fazemos questão de estar lá, não existe um serviço de psicologia fechado, eu só estava nesta sala, pois estava esperando vocês (alunas), se não estivesse atendendo ninguém ou dando aula, que é uma raridade, eu estaria lá fora, andando, circulando, perguntando, indo na coordenação vendo comoestá, porque um serviço de psicologia que entra em uma sala, liga o ar condicionado e fecha a porta, esta fadado a morrer.”

4. Quais os pontos fortes e fracos do trabalho do psicólogo na escola.

Então na minha opinião o ponto negativo básico dentro das instituição escolares é que nós somos procurados pelos pais quando as notas são problema. Outra coisa é de que a escola o aluno não fazprocesso terapêutico, a função da escola não é clínica, inclusive eu não atendo nenhum dos meus alunos, porque o meu vínculo com ele aqui dentro é muito forte, eu não me sinto em condições de atender aluno a partir do momento que ele me vê pelos corredores todos os dias. (...) Em síntese o retorno se torna difícil, não porque o serviço não é valorizado, mas sim porque ainda se acredita que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologo escolar- entrevista
  • Entrevista com psicologo
  • entrevista com o psicólogo
  • Entrevista com Psicologos
  • entrevista com o psicologo
  • Entrevista com psicologo
  • Entrevista com psicólogo.
  • Entrevista com psicologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!