entrevista com professor de ed fisica

Páginas: 12 (2774 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DE ENSINO E PESQUISA EM VOLEIBOL

Docente: Professora Ma. Fernanda Cruvinel.
Discentes: Alex, Amanda, Isac, Josielle, Lucas Vilela, Marcelo, Maycon e Patricia.

TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA COM UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PARTICULAR

ASPECTOS GERAIS

1) Formação acadêmica (graduação e pós-graduação):Entrevistado: Eu formei na Eseffego, Universidade Estadual de Goiás.
Entrevistador: Tem alguma pós-graduação?
Entrevistado: Não, ainda não. Estou fazendo mas não é na área da educação física, é no direito.

2) Atua em escola da rede pública ou privada?
 Entrevistado: Rede Privada.

3) A escola libera os alunos das aulas de Educação Física?
Entrevistado: Libera, libera por conta de freqüênciaexterna. Mas só a partir de alunos da segunda fase do ensino fundamental, na primeira fase não é liberado.
Entrevistador: Certo, apenas segunda fase então.
Entrevistado: A partir do ano que vem haverá uma mudança, as turmas de sexto e sétimo terão a educação física na grade curricular. Ai, a partir de oitavo, nono, primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, serão liberados para freqüênciaexterna.

4) A escola oferece treinamento desportivo? Se sim, como funciona?
Entrevistado: Oferece, o treinamento desportivo lá é oferecido uma vez por semana o que rompe com os princípios do treinamento desportivo em relação à continuidade, então é um elemento complicador, no entanto a maioria dos alunos que participam do treinamento desportivo lá, fazem outras atividades, então ou ele faz umtreinamento desportivo em alguma escola, como o Goiás, dependendo do esporte que ele ta fazendo, no caso lá tem voleibol e futsal, então ou eles treinam em outras escolas e treinam uma vez por semana conosco, entendeu, ou então eles fazem educação física no período vespertino e fazem também o treinamento desportivo. Então eles não são dispensados por conta do treinamento desportivo.

PRÁTICAPEDAGÓGICA

5) Você procura elaborar, fundamentar e desenvolver suas aulas a partir de alguma perspectiva pedagógica da Educação Física?
Entrevistado: Assim, eu sou materialista histórico dialético, essa é a perspectiva que me orienta em relação as aulas, mas as vezes você busca elementos de outras vertentes, do construtivismo, você busca outros elementos de outras matrizes, outras vertentesteóricas que constituíram a educação física até hoje. Mas em suma eu procuro estar sempre trabalhando a questão da dialética, da critica, da critica histórica, é o meu perfil orientador.

6) Como você procura diferenciar o trato pedagógico dos conteúdos curriculares nos diferentes ciclos escolares?
 Entrevistado: A diferenciação do conteúdo da educação física né? Essa é a questão que eu vejo maisdificuldade dentro da educação física. Como nós não temos um perfil estabelecido pelo MEC, você tem orientações pedagógicas, mas não tem uma divisão clara igual é com os outros conteúdos. Então por exemplo, no IPE (escola em que trabalha) nós tentamos dividir isso em relação a capacidade motora da criança e do adolescente, então a questão do aprendizado do movimento, das fundamentações técnicas estãoligadas mais as fases básicas, com o passar dos anos, os meninos vão entendendo dinâmicas de jogos diferentes então a aquisição de padrões táticos, entendeu, então basicamente fica isso. Eu estou elaborando uma outra proposta em um outro colégio que já não tem essa diferenciação mais, eu estabeleci por séries o que seria fundamental para o aprendizado motor de cada criança, então como eu trabalhocom sexto, sétimo, oitavo e nono, então eu estabeleci para eles quais seriam as capacidades que eles teriam que desenvolver no sexto, sétimo, oitavo e nono e em relação aos conteúdos históricos, pois eu trabalho com a idéia de uma educação física significando a cultura corporal, então buscando aspectos históricos lá na idade antiga, na idade média, para que as crianças tenham essa capacidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrevista com um Professor de Educação Física
  • Entrevista com professores de física a respeito de experimentação
  • Entrevista com Professores
  • Entrevista com um professor
  • entrevista com professor
  • Entrevista com professores
  • Entrevista com o professor
  • entrevista de um professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!