Entrevista com isabel solé

Páginas: 4 (777 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Entrevista com a espanhola Isabel Solé – Professora Do Departamento De Psicologia Evolutiva e Da Educação na Universidade de Barcelona
Segundo Isabel Solé, os analfabetos ficam em desvantagens emrelação aos alfabetizados, mas que o governo deve oferecer acesso à tecnologia para pessoas menos favorecidas e que dependem desses para fazer a diferença.
Ela defende uma ideia de que a leitura deveser ensinada desde a educação infantil até o ensino médio, que a leitura deve ser considerada com uma questão ou projeto escolar, e a partir daí desenvolver estratégias de leitura, buscar, resumir,sintetizar e reorganizar informações para que a leitura tenha um lugar ao longo de toda a escolaridade.
Isabel Solé considera que ser alfabetizado é um direito que deve estar ao alcance de todos oscidadãos. Quando um aluno abandona a escola sem saber ler e escrever, fica claro que a sociedade fracassa em seu empenho. Os fatores que levam a desmotivação não tem uma única causa, nem se originam emuma só instituição, mas as condições pessoais e sociais dos alunos e também os próprios ambientes, a cultura, a organização e o funcionamento de cada centro docente. Muitos alunos não poderão aprendernem suportar uma instituição a qual não podem adaptar-se, e esta acabará excluindo-os. Quando a escola não pode ensinar a alguns alunos suas linguagens, não há dúvidas de que está sendo forjado seufracasso e o desses alunos. Para que haja mudança é necessário um ambiente alfabetizador, capaz de incorporar alunos diferentes e prever suas dificuldades.
Ser leitor significa ser capaz de ler textosmuito diversos para alcançar finalidades múltiplas. Alguns alunos aprendem a ler estritamente para passar pela escola com mais ou menos altos e baixos. Neste caso, estamos muito longe da idéia deleitor em sentido amplo, que poderíamos definir como aquele que pode utilizar a leitura para satisfazer as necessidades pessoais e profissionais. É por esse motivo que se insiste em que a escola não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isabel Solé
  • resumo Isabel Sole
  • resenha Isabel Solé
  • Isabel solé e o analfabetismo
  • Entrevista com Isabel Baggio
  • CPLETRAS Aula 02 Entrevista com Isabel Sol
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • Lembranças do bairro Santa Isabel em Viamão-Entrevista com moradora desde 1957

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!