Entrevista com gestores sobre o ideb

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CONECTADO
PEDAGOGIA – 3°semestre

NOME DO ALUNO

Maria Clara Pereira de Souza Lima

ENTREVISTAS DE GESTORES SOBRE O IDEB

Porto Velho-RO 29/05/2013

Cidade

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CONECTADO
PEDAGOGIA – 3°semestre

NOME DO ALUNO

Maria Clara Pereira de Souza Lima

curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplinas Políticas Públicas na Educação Básicas ,Curriculum Escolar e as Tecnologia em Educação; Metodologia Cientifíca,Fundamentos da Gestão Educacional,Seminário III– 3° semestre.
Orientador: prof. Cyntia Simioni França Melina Klaus,Okçana Battiti,Vilze Vidotti,Samari Kfouri;

Introdução

Falarei neste trabalho sobre o Ideb,entrevistei gestores,e eles deram sua opinião a respeito doassunto,com uma visão bastante ampla no assunto.
mostrando as falhas e os acertos deste indicador da qualidade do ensino no país.
Colocaram em prática, então, diversas ações de melhoria, como estimulo à capacitação continuada dos professores, orientadores e direção da escola, redução do número de alunos nas turmas das séries iniciais, estimulo à participação da família em todas as ações realizadas naescola, implementação de projetos de leitura e produção de textos, além de atividades extraclasse de arte e cultura.

Desenvolvimento
Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Porto Velho-Ro Idade: 50
Sexo: Feminino
Ocupação: Gestora Escolar Estado Civil: Casada Cidade onde Reside: Porto velho
Estado Ro.
Para ela, a gestão escolar é fundamental para o bom funcionamento da escola. Desde queassumiu a direção, em 2009, sua prioridade era transformar uma pequena e desconhecida escola de bairro (quatro turmas em 2009 e vinte e oito turmas em 2011) em uma escola de porte médio que atendesse alunos da educação infantil até ao final do ensino fundamental. “Muito foi realizado nestes anos, mas o grande avanço se deu, quando implementamos o Programa de Gestão do Programa, baseado nos fundamentose nos critérios da Excelência”, diz.
A diretora explica que esse programa sistematizou as práticas adotadas na escola. Passaram a realizar planejamento estratégico; planos de ação com metas de curto, médio e longo prazo; pesquisas de opinião com alunos, professores, funcionários, pais ou responsáveis; avaliação institucional, avaliação de desempenho (da direção, professores e funcionários) eauto-avaliação para os alunos. “Com estas práticas, aperfeiçoamos os nossos padrões de trabalho e conseguimos alcançar alguns bons resultados”, salienta.
Ao participarem do curso de formação do Programa Qualidade Rio, tomaram conhecimento do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. “Nos interessamos em participar, pois percebemos que tanto o programa quanto o prêmio indicavam o mesmo caminho:a melhoria da qualidade na escola”, conta a diretora., todo o trabalho pedagógico foi afetado diretamente, pois com a sistematização dos resultados por meio da elaboração de indicadores e de gráficos, tornou-se mais fácil analisar os resultados e detectar onde estavam os problemas.”
Você sabia que cada escola pública brasileira possui uma nota? Sim, toda escola municipal e estadual de EnsinoFundamental, com exceção daquelas que ficam em áreas rurais, possui uma nota de 0 a 10 com o objetivo de medir a qualidade do seu ensino. Essa nota está apontada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - o Ideb, ferramenta criada pelo Ministério da Educação para avaliar as escolas brasileiras. O Ideb já teve três edições (2005, 2007 e 2009). O resultado sempre é divulgado no ano seguinte. Em2007, 50 mil escolas e 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) foram avaliados.

Nacionalidade: Brasileiro Naturalidade: Porto Velho-Ro Idade: 52
Sexo: Masculino
Ocupação: Gestor Escolar Estado Civil: Casado Cidade onde Reside: Porto velho
Estado Ro.
A melhor forma de avaliar é pelo que está perto: compare a nota da escola de seu filho com as que estão perto dela. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrevista sobre o ideb nas escolas
  • Entrevista com gestor sobre PPP
  • entrevista ao gestor
  • Entrevista com gestor
  • entrevista a um gestor
  • Entrevista gestor
  • Entrevista com gestor
  • ENTREVISTA COM O GESTOR E

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!