Entrevista com empreendedor

Páginas: 3 (504 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – PROFºAROLDO

ESTUDO DE CASO – EMPREENDEDORISMO
“O CAÓTICO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO DA GE”


No início da década de cinqüenta, A General Eletric Company iniciouuma completa reorganização. A Empresa foi descentralizada num grande número de negócios com produtos específicos, cada um deles responsável por seus lucros e perdas. Como parte desse processo, o sistemade remuneração dos administradores foi reestruturado de maneira a conceder ao gerente-geral de cada uma dessas “empresas” distintas e aos seus colegas uma participação substancial nos lucros de suaunidade.

Esta inovação foi entusiasticamente aceita pelo pessoal administrativo da GE, que há muito vinha reclamando que seus salários e bonificações não tinham relação alguma com os resultados daempresa.
Cada uma dessas unidades de produto também ficou responsável pelas inovações técnicas de sua área de atribuição. A cúpula da companhia esperava que isso acelerasse enormemente as inovaçõestecnológicas e o desenvolvimento de novos produtos.

Mas, pelo contrário, as inovações tecnológicas e de produtos (áreas das quais a GE sempre se orgulhara e sobre as quais conquistara sua posiçãode liderança) sofreram uma abrupta desaceleração, chegando a várias áreas e simplesmente pararem.

Ninguém soube explicar, no inicio, o que estava acontecendo. Na realidade, durante muito tempo todosda companhia negaram taxativamente que houvesse algo acontecendo. Mas pouco a pouco foi ficando claro que o sistema de remuneração era o grande culpado. Ele recompensava fartamente os administradoresno que se referia ao retorno sobre o capital. Porém, como finalmente apontou um dirigente veterano de uma das empresas da GE, isso significava recompensas pelo aproveitamento máximo do passado e dopresente; mas significava também prejuízos com a aplicação de qualquer dinheiro ou esforço em coisas novas,diferentes, inovadoras.

- Tudo que é novo – explicou ele -, durante cinco anos só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrevista Empreendedor
  • Entrevista Com Um Empreendedor
  • Entrevista com um empreendedor
  • Entrevista Com Um Empreendedor
  • Entrevista com empreendedor
  • Entrevista ao empreendedor
  • Entrevista ao Empreendedor
  • Entrevista com Empreendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!