Entrepartidas e Bom Retiro - Análise Comparativa de Espetáculos

5978 palavras 24 páginas
Instituto de Artes - Departamento de Artes Cênicas
Teatralidades Brasileiras - Prof. Luciana Hartmann
Jessica Cardoso dos Santos Farias - 10/0106609

TEATRO DO CONCRETO E
TEATRO DA VERTIGEM
UM ESTUDO DOS PONTOS DE CONTATO
NA CRIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS ESPETÁCULOS
ENTREPARTIDAS E BOM RETIRO

INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a fazer um reconhecimento comparativo dos espetáculos Entrepartidas e Bom Retiro, das companhias de teatro de grupo do Teatro do Concreto e do Teatro da Vertigem, respectivamente. Serão considerados aqui os pontos de contatos que são definidos nos processos de criação e percepção das obras.
Além da escolha do modus operandi cunhada no Processo Colaborativo, são compostas por profissionais preocupados com a produção teórica de conhecimento, assumem a criação cênica que parte de depoimentos pessoais e workshops como respostas para temas/perguntas, e fundamentalmente, a similaridade mais visível sem que seja necessário o estudo aprofundando de cada companhia, os artistas-pesquisadores se destinam a proposição e reflexão dos espaços não-convencionais em seus trabalhos profissionais.
Entrepartidas se constitui no interesse do grupo sobre o amor e o abandono, cerne das condições existenciais humanas, apresentada na cidade de Brasília cujo release da obra indaga: “Onde nasce a dificuldade em dividir? Por que nos abandonamos a cada dia? Onde está o prazer no abandono? Ainda dispomos de tempo para um abraço?”.
Bom Retiro se norteia nas questões do consumismo excessivo, drogas, higienização social, trabalho semi-escravo, padrões de beleza e é fruto da pesquisa e residência sobre o bairro de mesmo nome do espetáculo no interior de São Paulo.

ENTREPARTIDAS (2010)

... fotos e apresentação

Brasília

fonte: teatrodoconcreto.com.br

Início da noite, a cidade se move como um complexo organismo. É hora do embarque! O público toma um ônibus e viaja pelas ruas de Brasília onde conhece histórias de pessoas que se cruzam

Relacionados