ENTREGUE OK 23 03 2015Trabalho de GSO Final

2855 palavras 12 páginas
A Evoluçao dos Computadores

Os primeiros computadores . Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador. Apesar dos computadores terem efetivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam a centenas ou até mesmo milhares de anos.

A partir do momento que o homem trocou seus hábitos nômades por aldeias e tribos fixas, desenvolvendo a lavoura, tornou-se necessário um método para a contagem do tempo, marcando as épocas de plantio e colheita. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que auxiliasse, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.

O ábaco russo era o mais simples: continha 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas. O ábaco chinês possuía 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1), ainda hoje utilizado, sendo que em uso por mãos treinadas continuam eficientes e rápidos para trabalhos mais simples.

Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de calculi pelos romanos, dando origem à palavra cálculo. O Ábaco O fim da 2ª Guerra Mundial marcou o inicio da verdadeira históriados computadores. O período anterior pode ser considerado como pré- história. Seguidamente apresentamos uma descrição dos acontecimentos mais relevantes daquilo que foi a evolução dos computadores e dos processadores

Descrição cronológica da evolução dos computadores No ambito da desciplina de IMC foi nos solicitado o tema da " Evoluçao dos computadores até os dias de

Relacionados