Entre a ciência e a literatura: aspectos do espaço geográfico na geografia de dona benta

Páginas: 16 (3889 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
ENTRE A CIÊNCIA E A LITERATURA: ASPECTOS DO
ESPAÇO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA DE DONA BENTA

GRACIOLI, Filipe Rafael; PEZZATO, João Pedro.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Instituto de Biociências – Depto. de Educação
Contato: filipe@rc.unesp.br; jpezzato@rc.unesp.br

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

O conhecimento geográfico científico mostra-se, ao sersistematizado no início do século XX, revestido de certa autonomia em relação aos demais tipos de conhecimento, como o filosófico, o matemático e, em especial, ao conhecimento literário. Alguns autores, entre eles Lima, nos confirmam esta autonomia ao nos revelar que a atividade literária e a atividade geográfica andaram juntas no decorrer da história, mas que a separação entre as mesmas deveu-se ao“fato da Geografia ter-se tornado uma ciência independente dos demais conhecimentos” (2000, p. 17).
Embora autônomo, o conhecimento geográfico científico tem se organizado com vistas à expansão de seus campos de análise, sobretudo a partir dos anos 1970, com o processo de humanização na ciência. Com o afloramento das ideias de caráter humanista na Geografia científica, esta ciência se abrepara o antropocêntrico, “[...] para o interdisciplinar, para o qualitativo e para a Fenomenologia, numa busca do sensível, da afetividade e dos fenômenos imateriais” (FERREIRA e MARANDOLA JR, 2003, apud. MARANDOLA, 2006, p. 63), abertura na qual o conhecimento literário exerceu influência.
Pela influência do Humanismo na ciência geográfica, a literatura, trabalhada sobretudo através doRomance, faz-se uma das expressões mais bem aceitas pela Geografia. Sobre a importância da literatura romanesca como possibilidade de formação de experiências, Lima, parafraseando Cook (1981, p. 66-84) argumenta que este tipo de conhecimento constitui-se num dos “[...] canais indiretos que estimula e desenvolve o conhecimento do mundo que nos rodeia através das formas de apreensão da realidade pelosindivíduos por meio da percepção sensível e profunda, alcançada por alguns escritores em suas obras.” (2000, p. 32-33).
A possibilidade da construção de uma Geografia Literária, resultante do diálogo entre a Geografia científica e a literatura romanesca traz à tona, segundo Lima (2000, p. 18), em referência a Mota (1961), a “necessidade de leituras não-técnicas em Geografia, mas que, sem dúvida, sãosubsídios preciosos para o entendimento e a visualização do fato geográfico”.
Neste estudo o foco de análise recai nas ideias de Monteiro Lobato expressas na obra Geografia de Dona Benta, publicada em 1935. Para a análise, que passa pelo entendimento das concepções de espaço geográfico e de identidade nacional trabalhadas pelo autor, é necessário considerar os elementos culturais queconfiguravam a mentalidade vigente em sua época, em especial aqueles elementos associados ao nacionalismo e a exaltação da cultura brasileira em face da cultura estrangeira. O propósito principal do estudo, neste sentido, é o de explorar o viés interpretativo de Lobato atribuído às concepções propostas como objeto de entendimento na obra selecionada, a partir de análises que remetam ao momentohistórico-geográfico vivido pelo autor.

ASPECTOS DE POLÍTICA E DE CULTURA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA DE DONA BENTA

A partir da relação entre o conhecimento geográfico científico e o conhecimento literário, é importante ter em vista as contribuições que cada tipo de conhecimento possa fornecer para a formação de um conhecimento resultante que seja, no mínimo, transformador tanto da realidadegeográfica quanto da realidade literária.
Compreender o espaço geográfico é antes uma atividade de entendimento de linguagens, sendo as linguagens as responsáveis pela atribuição dos sentidos que indicam as possibilidades de concepção e de interpretação do espaço; deste modo, é importante considerar a maneira a partir da qual as linguagens configuram este conceito. Neste sentido é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A geografia de dona Benta
  • Prova de geografia
  • Espaço geográfico, objeto de estudo da geografia
  • Espaço geográfico e território: conceitos-chave para a Geografia
  • Geografia Meio Tecnico Cientifico Informacional e Espaço Geográfico
  • Repensando a geografia: a formação socioespacial e o espaço e o método geográficos
  • o espaço geografico
  • Espaço Geográfico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!