Entre a bela e a bancária: Trabalho feminino entre as décadas 1960-1980

Páginas: 24 (5919 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014




ENTRE A “BELA” E A “BANCÁRIA”:
TRABALHO BANCÁRIO FEMININO NAS DÉCADAS DE 1960-1980



RESUMO


Historicamente as mulheres foram retratadas por outros. Elas não falavam de si. O presente trabalho trata, sobretudo, de mulheres que falaram de si. Tem como fonte principal depoimentos de oito mulheres que exerceram a profissão de bancária entre as décadas de 1960 a 1980 na cidade deFlorianópolis, Santa Catarina. É também um exercício de reflexão da história das trabalhadoras bancárias, da história das mulheres.


Palavras-chave: Mulheres. Memórias. Bancárias. Beleza. Relações de poder.







BETWEEN THE "BEAUTIFUL" AND THE "BANK"
WORKING WOMEN IN DECADES OF BANKING 1960-1980


ABSTRACT


Historically, women have been portrayed by others. They did notspeak for themselves. This paper deals primarily with women who talk about themselves. Has as its primary source testimony of eight women who exercised the profession of banking between the decades from 1960 to 1980 in Florianopolis, Santa Catarina. It is also a reflection of the history of women banking women's history.


Keywords: Women. Memories. Bank. Beauty. Power relations.Introdução

A historiografia por muito tempo considerou as mulheres como pertencentes à História do Homem. Ainda hoje, parece que incluir as mulheres nos processos históricos significa tratar apenas de uma “História das mulheres” e não da História enquanto ciência histórica legitimada desde o século XIX. Isso talvez se deva à antiguidade e, ao mesmo tempo, ao conservadorismo da disciplina, emque é recente o reconhecimento de que não existe um sujeito universal único, mais especificamente, de que o homem não representava o sujeito universal da História. Foi apenas no século XX, o século da “revolução das mulheres”, que elas passaram a contar e a se tornar sujeito de sua própria história. Compartilhando desta “revanche histórica”, este artigo trata de mulheres que falaram de si, desuas experiências durante as décadas de 1960 a 1980 quando iniciaram o trabalho em um banco, na cidade de Florianópolis.
Durante o período em estudo ocorreram grandes transformações na sociedade brasileira. Para as mulheres, principalmente das camadas médias, representou um período de “emancipação” e mudança de comportamentos ao participarem mais intensamente na sociedade, seja reivindicandodireitos através de movimentos de mulheres e feministas, seja adentrando ao mercado de trabalho em profissões até então consideradas masculinas. No trabalho bancário, as mulheres começam a ser admitidas nos bancos a partir da década de 1960, quando ocorre sua “feminização”. Mais tais transformações podem refletir uma “modernização conservadora”, ou seja, mudaram as conjunturas, mas não as estruturas dasociedade, pois os papéis masculinos e femininos conservaram-se. Se a beleza possuía grande amplitude social desde 1950, continuou a ser supervalorizada até meados dos anos 1980 e a escolha da Mais Bela espalhou-se por todo o Brasil. Se as mulheres foram ao mercado de trabalho, ocupando e formando-se nas mais variadas profissões, como se deu esta introdução?
Analisando a situação das mulheres nosvários aspectos da vida cotidiana nos dias atuais, como no acesso e ocupações desiguais no mercado de trabalho, no acúmulo das responsabilidades domésticas e profissionais e ainda da exigência não só de uma bela aparência, mas da valorização maior ainda de uma “bela mulher”, surgiu a motivação principal desta pesquisa. Dar sentido e problematizar as questões acima é a proposta deste artigo, quepara isso se propõe a discutir, através da História, a beleza, a política e as relações de gênero no mundo do trabalho, especificamente, do trabalho bancário.




Os caminhos da pesquisa

O pontapé inicial para a pesquisa surgiu quando da organização voluntária por esta pesquisadora do Museu do Banco do Estado de Santa Catarina- Besc.1 Vasculhando nos documentos e fotografias produzidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento histórico do Brasil entre as décadas de 1960 a 1980
  • trabalho servico social politicas 1960 a 1980
  • A consolidação dos valores comportamentais da mulher brasileira entre as décadas de 1960 a 1980
  • O Brasil Nos Anos De 1960 A 1980
  • trajetoria de 1960 á 1980
  • politicas sociais de 1960 e 1980
  • O DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL 1960-1980
  • Décadas de 1960 e 1970

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!