Entre Rios

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Nome: Dayane Fernandes Oliveira RA 12230561
Hidrologia Ambiental
Resenha do Filme “Entre Rios, 2009, Caio Ferraz”.
O filme apresenta de modo rápido a urbanização de São Paulo trazendo fatoshistóricos sobre a importância dos rios no crescimento da cidade, os impactos da chegada das estradas de ferro, problemas com saneamento. Os rios como o Tamanduateí e Anhangabaú foram essenciais para SãoPaulo que só existiu em função das águas. A historia começa a mudar com a chegada das ferrovias. O desenvolvimento nos transportes encurtou distancias e mudou a cidade. No filme explica como a elitepaulistana buscou transformar a cidade em uma metrópole europeia, alterando os cursos dos seus rios, desmatando suas várzeas, aterrando, loteado e vendendo áreas de suas margens. Com a industrialização,os rios passaram a ser considerados um empecilho no desenvolvimento e progresso da cidade.
No inicio por meio de propostas como a do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito planejava-se o alinhamentodos principais rios de modo a conciliar os usos no transporte, lazer, pesca, abastecimento de água controle de enchentes e produção de energia elétrica.
Mas por causa de interesses políticos eeconômicos os projetos de retificação dos rios não foram para frete. No final da década de 30, Prestes Maia, então prefeito começou as obras do seu plano de avenidas baseado em modelos de cidades comoParis, Moscou e Viena.
Em função do baixo custo com desapropriações, muitas áreas de várzeas foram utilizadas no plano de urbanização. A cidade crescia e a cada nova baixada, o seu córrego era canalizadoe transformado em avenida. E com a chegada do automóvel a situação se agravou, pois foi considerado como símbolo do desenvolvimento e hoje faz parte de uma das questões publicas da metrópole aurbanização.
Um dos primeiros exemplos disso foi à construção do viaduto do chá, sobre o vale do Anhangabaú, obra que modificou, canalizou o rio.
E apesar de escondido aos olhos os rios continuam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rios
  • Para-rios
  • Rios
  • Entre Rios
  • rios
  • Rios
  • Os rios
  • Rios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!