Entre receitas e simpatias, doces e venenos: o uso de video na pesquina etnográfica.

6947 palavras 28 páginas
Título: Entre receitas e simpatias, doces e venenos: o uso do vídeo na pesquisa etnográfica1 Autor: Mariana Leal Rodrigues
Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ)
Resumo:
Uma vez por semana, um grupo de mulheres se encontra na cozinha comunitária de uma igreja para produzir e distribuir medicamentos naturais a preço de custo. Duas vezes por ano, dezenas de grupos similares se encontram e trocam receitas e experiências. Essa é a dinâmica da Rede Fitovida, uma articulação de cento e oito grupos que produzem remédios com ervas medicinais de maneira comunitária no estado do Rio de Janeiro. São formados majoritariamente por mulheres com 60 anos ou mais, pertencentes às classes populares e, em geral, se reúnem nos espaços cedidos pelas igrejas.
O principal instrumento de coleta de dados da pesquisa Mulheres da Rede Fitovida: ervas medicinais, envelhecimento e associativismo foi uma câmera de vídeo digital. A dissertação de mestrado e o documentário Curandeira é a Vovozinha! são dois produtos complementares porém independentes. O uso da câmera de vídeo permitiu reunir um material etnográfico significativo sobre a inserção de mulheres de baixa renda em redes associativas, sobre a produção de suas identidades de gênero e de geração através da construção de um “saber compartilhado”.
A construção de uma etnografia utilizando recursos audiovisuais evidencia uma perspectiva teórica e, ao mesmo tempo, o processo de colaboração que envolve a pesquisa e o registro audiovisual. Nesse artigo busco descrever de que forma o uso de equipamento audiovisual condicionou o processo de investigação e promoveu uma colaboração entre as partes na pesquisa realizada.
Palavras-chave: documentário etnográfico; plantas medicinais; envelhecimento.

1

Trabalho apresentado na 26ª. Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho,
Porto Seguro, Bahia, Brasil.

1

Uma vez por semana, um grupo de

Relacionados