ENTRE PRATICANTES, CUIDADORES E PROFISSIONAIS: NOS CAMINHOS DA EQUOTERAPIA, NO “PASSO” DO CAVALO

5708 palavras 23 páginas
1- INTRODUÇÃO
O corpo humano é a carruagem, eu, o homem que a conduz, os pensamentos e as rédeas, os sentimentos são os cavalos. (Platão)
Quando pensamos em tratamentos e terapias pra crianças com problemas motores, ou psicossociais, como aqueles que portam autismo e síndrome de Down, entre outras, dificilmente não nos lembramos de consultórios fechados de psicólogos ou clínicas fisioterápicas. A escola e as terapias no geral são baseadas numa rotina muito hospitalocêntrica. Porém, para a nossa surpresa, existem procedimentos terapêuticos para as crianças que abrem novas possibilidades à estas: utilizando cavalos.
“(...) Alan tinha pavor de cavalos no início, mas seu irmão continuava tentando e, depois de um tempo, Alan chegou ao ponto de acariciá-los, esfregar o nariz dos cavalos, até alimentá-los. Depois disso, começou a montar, e lembro-me de ver o rosto dele na primeira vez em que subiu na sela... Foi tão incrível, sabe? Ele estava sorrindo, feliz como qualquer criança. (...)” (Sparks, 2010). A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de trabalho nas áreas da saúde, educação e equitação, desenvolvido por uma equipe interdisciplinar formada por profissionais destas áreas (a composição mínima da equipe básica de um centro deve ser de três profissionais: um fisioterapeuta, um psicólogo e um profissional de equitação; pré-requisito básico para filiação de um Centro de Equoterapia à ANDE-BRASIL), objetivando a reabilitação de pessoas portadoras de deficiências físicas, sensoriais e mentais, auxiliando no seu desenvolvimento biopsicomotor e social (ANDE-Brasil, 2011).
No trabalho da Equoterapia não se fala em paciente, um termo originário da medicina e que, além disso, tem uma denotação pejorativa de que é aquele que tem paciência. Utiliza-se um termo mais adequado à realidade equoterápica que é praticante, pois é alguém que pratica uma modalidade terapêutica e educacional dinâmica, a Equoterapia. Nesse sentido, no presente

Relacionados