Entre os Muros da Prisão

Páginas: 3 (745 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2013


O filme conta a história de uma escola da periféria de Paris,onde os alunos é na maioria de baixa renda,onde são também alunos Africanos e Asiáticos.É uma escola de alunos que na maioria sãoadolecentes,porém muito rebeldes que não aceitam opiniões,e questionam a todo instante a autoridade de seus professores.Na escola também há muitos preconceitos,e os professores se uniram para trabalharcom esses alunoa a questão de identidades.
O filme é uma reflexão sobre a realidade de muitas escolas,inclusive no Brasil,é o que acontece dentro de escolas,e na maioria das vezes a discordanciaentre professores e alunos e alunos e professores.



Finalizando esse semestre da faculdade de filosofia, gostaria de compartilhar um trabalho que realizei para a disciplina de Didática que me deixoumuito feliz. Fiz uma resenha do filme: Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, França, 2007).

Abaixo segue a resenha conforme entregue à professora:




O filme mostra demodo documental a realidade de uma escola pública francesa de periferia, onde os professores atuam de modo muito convencional e conservador em contradição com os métodos propostos e o projeto pedagógicoimplantado no sistema de ensino.





Com alunos desinteressados, colegas pouco preparados e com a função de ser o coordenador pedagógico, a personagem principal é o professor FançoisMarin que busca modificar seus métodos de ensino e vencer os muros impostos pela relação professor-alunos; num segundo momento o vemos tendo dificuldades com a linguagem e a diversidade cultural de suaclasse, ainda tendo que vencer os preconceitos impostos também por seus colegas de profissão exemplificados na cena em que se discute sobre os problemas de deportação de um aluno e em seguida alguémestoura champanhe para comemorar a gravidez de uma professora.




Há uma crítica implícita ao sistema educacional e ao despreparo do professor para lidar com a diversidade e com o novo. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Muros
  • O Muro
  • entre os muros
  • OS MUROS
  • muros
  • muro
  • MUROS
  • o muro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!