entomologia florestal

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Entomologia

Os insetos pertencem ao:

Reino Animal
Sub-reino Metazoa
Divisão Bilateria
Grupo Eucelomata
Filo Arthropoda
Classe Insecta
De maneira mais resumida podemos citar os insetos como Reino Animal, Filo Arthropoda, Classe Insecta.

Entomologia

Entomologia - é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas e os animais. Aentomologia é proveniente da união de dois radicais gregos entomon = inseto e logos = estudo e vem sendo empregada desde Aristóteles.

Histórico

O conhecimento que o homem tem sobre os insetos e bastante antigo, havendo uma série de pinturas e esculturas sobre insetos nos monumentos do Egito antigo. Entre eles destacavam-se as abelhas e os escaravelhos. Além destes os gafanhotos são citados noAntigo Testamento como a décima praga que atingiu o Egito durante a escravidão dos Hebreus. Porém como ciência a Entomologia só ganhou impulso com Aristóteles (384-322 A.C), que escreveu o resumo mais fiel sobre os insetos daquela época.

Depois de Aristóteles, vieram os romanos, cuja principal preocupação eram as guerras e não a ciência. Após a queda do Império Romano a Inquisição da IdadeMédia tratou de obscurecer de vez os conhecimentos científicos, e assim foi até a Renascença, período da história da humanidade, caracterizado pela renovação científica, artística e literária, realizada nos séculos XV e XVI.

Nos períodos precedentes, ocuparam-se os entomologistas principalmente com a observação dos fatos e a criação de uma classificação. Sendo que a partir do início deste século aspesquisas visam o conhecimento dos grandes fundamentos biológicos, descobertos no século passado.

No Brasil, as pesquisas com entomologia iniciaram-se em meados do século passado com vários pesquisadores estrangeiros, sendo que neste século são inúmeras as pesquisas realizadas por centenas de cientistas que se dedicam a entomologia.

Especificamente no campo florestal, a entomologia ganhouforça a partir da implantação dos primeiros reflorestamentos na década de 60, passando a fazer parte da área de pesquisa florestal denominada Proteção Florestal, que compreende o estudo e a prevenção dos incêndios, doenças e pragas florestais.

Os Insetos e os seres vivos

Os insetos vivem na terra a 300 milhões de anos.
O homem vive a 1 milhão de anos.
Reinos Vegetal + animal = 1.500.000espécies.
Classe Insecta = 815.000 espécies, ou seja:

55% dos seres vivos
72% dos animais

Características dos insetos

Tamanho - Frações de mm até 30 cm
Corpo - Dividido em cabeça, tórax e abdômen
Respiração - Traqueal
Desenvolvimento - Direto nas ordens primitivas (Thysanura e Collembola), com metamorfose nas outras ordens
Metamorfose completa = ovo - larva - ninfa - pupa -adulto

Razões para o sucesso dos insetos

Segundo PANIZZI & PARRA (1991), não seria exagero sugerir que os insetos são os maiores competidores do homem pela hegemonia na terra, pois historicamente o homem sempre conseguiu dominar a maioria e, mesmo, extinguir alguns dos animais terrestres. Porém os insetos como grupo, permanecem como a única barreira biótica ao domínio total do homem,visto que a capacidade adaptativa dos insetos e amplamente conhecida. Além disso, os insetos ao longo dos milênios passaram por várias transformações que permitem a sua adaptação aos mais variados ambientes, entre elas podemos destacar as seguintes:

Exoesqueleto, permite aos insetos uma grande área de inserção muscular, facilita o controle da evaporação e protege os órgãos internos.
Asasfuncionais, fornecem aos insetos a capacidade de deslocamento, facilitam a procura de alimentos, facilita a fuga dos inimigos naturais e facilita a dispersão.
Tamanho pequeno, faz com que os insetos necessitem de pouco alimento, facilita a fuga, porém o fato de serem pequenos faz com a superfície total do corpo seja muito maior que o volume, aumentando a evaporação do corpo o que consiste numa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entomologia
  • Entomologia
  • Entomologia
  • entomologia
  • entomologia
  • Entomologia
  • Entomologia
  • Entomologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!