entomogia morfologia interna

518 palavras 3 páginas
Morfologia Interna
Estuda o tegumento, aparelho digestivo, circulatório, respiratório e reprodutores, sistema nervoso, órgãos do sentido, sistema muscular e glandular.
TEGUMENTO, é constituído de:

Membrana basal: é uma camada de polissacarídeos secretada por um tipo de hemócitos (células do sangue), separa a epiderme da hemocele.
Epiderme: responsável direta ou indiretamente pela formação de toda a cutícula.
Cutícula: é formada pelo material secretado pelas células epidérmicas e depositados na superfície externa, que assim se solidifica para formar o exoesqueleto.
APARELHO DIGESTIVO, divide-se em:

Glândulas Salivares: Localizam-se na cabeça ou no tórax. São secretores de saliva que auxiliam na digestão, umedecer alimentos, limpar os estiletes bucais, entre outros.
Cecos gástricos: possui função de manutenção de bactérias e protozoários e outros microorganismos do tubo digestivo produtores de enzimas, vitaminas, como em baratas e cupins.
Tubos de Malpigui: tem função excretora atuando como reguladores da composição hemolinfa.

SISTEMA CIRCULTORIO:

Funciona no transporte de materiais nutritivos, produtos de excreção, hormônio. Nos insetos o sistema circulatório é aberto, não possuem veias e artérias, e o seu sangue é a hemolinfa, que fica livre pelo inseto até chegar no hemocele.
SISTEMA RESPIRATORIO:

Os insetos possuem aberturas pares localizada nas pleuras do tórax e abdome, denominadas espiráculos que dão origem ao sistema traqueal, com sacos de ar para enche-los e esvazia-los controlando a entrada de ar, com um número máximo de 10 aberturas, sendo 2 toráxicas e 8 abdominais. Independente do sistema circulatório.

SISTEMA REPRODUTOR:
A reprodução da maioria dos insetos é sexuada e por oviparidade, podendo variar de inseto para inseto.
Aparelho reprodutor feminino:

- Um par de ovários (ováriolos)
- Dois ovidutos laterais
- Espermateca (glândula armazenadora de espermatozoides)

Aparelho

Relacionados