entidades nacionais e internacionais de saúde e enfermagem

Páginas: 13 (3089 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014


Universidade Anhanguera UNIDERP
Centro de Educação a Distância – CEAD





HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM EM ATENDIMENTO PEDIATRICO











Universidade Anhanguera UNIDERP
Centro de Educação a Distância – CEAD














HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM EM ATENDIMENTO PEDIATRICO

Projeto de pesquisa realizado como requisito parcial para aprovação nasdisciplinas: Ciência e Tecnologia em Saúde, História e Exercício Profissional na Enfermagem e Humanização na Assistência, do curso Graduação em Enfermagem da Universidade Anhanguera UNIDERP.


Tucuruí
2014
Sumário



1-RESUMO
O presente trabalho monográfico apresenta uma breve reflexão e relata as dificuldades de humanização e promoção de saúde no atendimento de enfermagem em Pediatria. Procuramostrar a importância do trabalho da equipe de enfermagem e dos pais no cuidado à criança internada, no intuito de evitar o stress e os traumatismos da internação hospitalar. Relaciona a importância da participação dos pais e do engajamento de toda equipe de profissionais em humanizar o período de internação hospitalar, bem como as respostas das crianças submetidas a esse tipo de tratamento, vendo afamília como parte essencial no cuidado da saúde da criança, e que o estar junto à equipe visa melhorar e identificar as necessidades das crianças hospitalizadas, procurando construir um ambiente mais saudável para a criança.
    













2-INTRODUÇÃO
Nas ações de cuidado é necessário considerar a complexidade do ser humano, pois o termo Humanização é concebido comoatendimento das necessidades integrais do indivíduo e necessidades humanas básicas (BRASIL, 2002).

Para humanizar, deve-se ter em mente promover o bem-estar do próximo e estabelecimento de uma interação terapêutica (WALDOW, 1998).

Segundo Campos (2002), cuidar de forma mais digna, requer uma interação entre o estabelecimento devínculos entre a equipe e a família no intuito de promover umacomunicação mais aberta e amenizar o estresse do cliente frente a sua patologia.


















3-OBJETIVOS

3.1OBJETIVOGERAL

•Deflagrar um processo de sistematização da assistência de enfermagem em Unidade Pediátrica.
•Elaborar rotinas acerca de procedimentos técnicos a serem utilizados na Pediatria, em conjunto com os profissionais que lá trabalham.
•Treinar os funcionáriossegundo as necessidades mais urgentes da unidade.
•Orientar os funcionários quanto à importância da atenção global à criança, através do enfoque dado durante o treinamento, visando com isso melhorar a qualidade da assistência à criança.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
•Estabelecer referenciais para execução de tarefas.
•Iniciar a capacitação da equipe de enfermagem para a realização deprocedimentos técnicos.












4-JUSTIFICATIVA
Todas as crianças estão protegidas pela Declaração dos direitos da criança que foi adotada pelas Nações Unidas (HOCKENBERRY;2006).
O cuidar de outro ser humano exige preparação técnica, compreensão, aceitação e uma postura que permita reconhecer o outro como o ser biopsicossocial e não apenas um corpo biológico. Desta forma ao cuidadorpertence prestar um cuidado único, individualizado, humano, solidário, pois o paciente/cliente é uma pessoa que possui direitos de ter uma assistência digna, justa, ética, e acima de tudo devendo ser cuidado como uma totalidade (ALVES; 2006).


De acordo com Santos (2001), a relação entre acriança e o Hospital, vai envolver o desconforto físico, o medo e dor na maior parte das vezes,mas também pode ser uma experiência maturativa, isto se promover medidas que visam tornar o hospital menos assustador e mais adaptado ás necessidades da criança.







5-METODOLOGIA
Para o desenvolvimento desse trabalho foram utilizados estudos descritivos por meio de coleta de dados em sites da internet acerca dos temas: historia e exercício da enfermagem, ciência e tecnologia em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entidades nacionais e internacionais de enfermagem
  • Entidades nacionais e internacionais de enfermagem
  • Entidades de Enfermagem
  • Entidades internacionais
  • Entidades de enfermagem
  • Entidades de classes enfermagem
  • ENFERMAGEM E SUAS ENTIDADES DE CLASSE
  • Entidades de classe da enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!