Entidades nacionais e internacionais de enfermagem

Páginas: 7 (1700 palavras) Publicado: 10 de maio de 2013
ENTIDADES NACIONAIS

ABEN

A Associação Brasileira de Enfermagem, criada em 1926, sob a denominação de Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas, é uma associação de caráter cultural, cientifico e político, com personalidade jurídica de direito privado e com numero ilimitado de associados. Como entidade de âmbito nacional, é reconhecida como de utilidade publica, sendo regida porestatuto e regimento próprios. Tem como compromisso, propor e defender políticas e programas que visem á melhoria da qualidade de vida da população e o acesso universal e equânime aos serviços de saúde. A partir de 1986 amplia a defesa da profissão como pratica social, inserindo-se nos movimentos sociais comprometidos com a vida, a democracia e a cidadania. Especialmente nos últimos dois anos,ampliou sua atuação com a implantação de um programa de educação á distancia o Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF).
Em sua trajetória histórica, a ABEn tem contribuído efetivamente para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do controle social no país entre outras.
Como parte da sua missão tem buscado construir e fortalecer parceiras com organização tais como: Federação Nacionalde Enfermeiros (FNE) entre outras.

Propósitos

Dar continuidade a compromissos, objetivos e ações anteriores. Assim como mobilizar toda a categoria para o enfrentamento dos desafios atuais, numa sociedade ainda desigual, complexa e dinâmica. Provocar a participação, despertar os ânimos e a coragem para a defesa dos espaços da Enfermagem, fortalecer a aliança com os usuários e consolidarrelações de respeito à parceria com os demais profissionais, gestores e autoridades dos sistemas de saúde e educação, ciência e tecnologia, e com integrantes dos parlamentos e da justiça brasileira.
Assim, no período de 2007-2010, além de preservar a historia, o estatuto político e epistemológico da profissão, faz se necessário articular novas estratégias para ampliar o reconhecimento e avisibilidade da Enfermagem, fortalecer laços, lutar pelos direitos dos usuários dos trabalhadores de Enfermagem e da saúde, reafirmar a necessidades da vida associativa e promover a formação política dos associados.
Compromissos

Manter a ABEN como articuladora e interlocutora da Enfermagem junto ás instancias formuladoras de políticas publicas de ações e cuidados em saúde, educação, ciênciatecnologia.
Defender a atuação dos trabalhadores da Enfermagem em um contexto de parceria com os demais profissionais das saúde, contribuindo para consolidar o trabalho de Enfermagem como prática social, essencial a assistência aos usuários e a organização e funcionamento dos serviços e ações de saúde no país.
Repensar a atenção de Enfermagem como um direito de cidadania, investindo em processo deformação e educação permanente que possibilitem a construção de um paradigma centrado no cuidado e na qualidade de vida.
Estimular a aplicação de diferentes expressões teórico metodológico na atividade de conhecer de produzir conhecimento, de que resulta o saber profissional de saúde enfermagem.
Apoiar as iniciativas das seções estaduais e regionais da ABEn que contribuam para dar visibilidadeao caráter sociocultural, cientifico e político da entidade e para o alcance de suas finalidades.

COREN

Criação - Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905, foi criado o Conselho Federal e os Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãosdisciplinadores do exercício da Profissão de Enfermeiros, e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. Em cada estado existe um Conselho Regional os quais estão subordinados ao Conselho Federal, que é sediado em Brasília.
Finalidade - São entidades públicas de direito privado vinculadas ao Poder Executivo, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo primordial é zelar pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entidades nacionais e internacionais de enfermagem
  • entidades nacionais e internacionais de saúde e enfermagem
  • entidades nacionais e internacionais de saúde e enfermagem
  • Entidades de Enfermagem
  • Entidades internacionais
  • Entidades de enfermagem
  • Entidades de classes enfermagem
  • ENFERMAGEM E SUAS ENTIDADES DE CLASSE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!