EnterTheVoid

352 palavras 2 páginas
Enter the Void, 2009.
Dirigido por Gaspar Noé.

Enter the Void conta a história de Oscar, um junkie, ou melhor dizer traficante e usuário de drogas que é morto, porém ao desencarnar sua energia fica viajando e Oscar vê sua vida passar aos seus olhos, fica vagando para cuidar de sua irmã Linda, como havia prometido quando ainda eram crianças, que nunca a deixaria.
Em geral o filme se começa com um plano aberto, para mostrar o ambiente onde se encontram os personagens, em seguida corta para planos médios, com a finalidade de apresentar os personagens que conversam, passando uma atmosférica harmônica entre eles.
É intessante ressaltar que o diretor Noé trabalha com a câmera de forma original, ousada e única , pois vemos tudo da perspectiva do protagonista, assim nos dando uma sensação de que sentimos , intensamente, a energia cósmica.
Essas sensações é em grande parte construida pela montagem, dando um ritmo lento e reflexível, com intenção de pensarmos e sentirmos como Oscar. O filme seja um tanto longo faz com que não sentimos o tempo passar, tão logo nos leva para dentro daquele mundo de cores fortes e sensações psicodélicas, que em chiste de linguagem é significativo, até por que cstasy, LSD e DMT produz distorções no funcionamento do cérebro, deixando a pessoa mais "lenta", mais "psicotica'' por isso ao meu ver todas as cenas precisam estar lá, e creio que toda a experiência deva ser demorada também, com intensão de demonstrar os efeitos das drogas alucinogénicas.
Nóe não se preocupou muito com o entender da história, mas sim com as sensações do espesctador com o filme, assim deixando em aberto muitas questões para melhor reflexão. Enter the void não tem como objetivo retratar o mundo real, mas sim levar o espectador para um jogo de espírito, o sobrenatural mundo de sonhos e pesadelos, com sensação de opressão sobre as boates, as ruas com criminais, as drogas. etc, é como se transcedentemente vivenciassemos tudo.
Nóe conseguiu melhor do que ninguém

Relacionados