Enterobiose

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Os fatores responsáveis por essa situação é que as fêmeas do verme eliminam grande quantidade de ovos na região perianal. Os ovos em poucas horas se tornam infestantes, podendo atingir os hospedeirospor vários mecanismos.
Os ovos deste parasita são incolores, transparentes e possuem aspecto assimétrico, um dos lados é achatado e o outro é convexo, com as extremidades arredondadas.

Atransmissão da doença é variada. Pode ser de forma direta, onde a criança ao coçar a região anal, coloca a mão infectada pelo verme na boca. Também pode acontecer indiretamente pela contaminação da água oualimento, ao cumprimentar uma pessoa que esteja com a mão suja contendo ovos do verme. É muito comum, em ambientes que possuam pessoas que tenha a doença encontrar ovos do verme em roupas de cama, nastoalhas, no chão e nos objetos da casa, sendo frequentes as pequenas epidemias entre aqueles que habitam a mesma residência.
A enterobiose pode causar diversos sintomas no indivíduo, tais comodiarréias contendo muco, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, prurido anal intenso (sintoma mais marcante), inflamação[->0] da região anal.

O tratamento pode ser realizado com enema (lavagem intestinal)de água morna, mas antielmínticos são indicados em larga escala. Complementando esta ação, é importante que o clínico também oriente sobre a importância da higienização do ambiente.Complicações
Salpingites, vulvo vaginites, granulomas pelvianos. Infecções secundárias às escoriações.
Características epidemiológicas
Distribuição universal, afetando pessoas de todas as classes sociais.É uma das helmintíases mais freqüentes na infância, inclusive em países desenvolvidos, sendo mais incidente na idade escolar. É importante ressaltar que, em geral, afeta mais de um membro na família,o que tem repercussões no seu controle, que deve ser dirigido a pessoas que cohabitam o mesmo domicílio.
Não provoca quadros graves nem óbitos, porém causa repercussões no estado de humor dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enterobiose
  • Enterobiose e Tricuríase
  • oxiurose ou enterobiose
  • Enterobiose 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!